SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ‘Desafio Startup Cidadã’ está com inscrições abertas e vai premiar ideias para Economia Criativa e Porto

‘Desafio Startup Cidadã’ está com inscrições abertas e vai premiar ideias para Economia Criativa e Porto


Fonte: G1 (20 de setembro de 2019 )
Hackathon: maratona de programação busca soluções para Economia Criativa e Porto — Foto: Divulgação Unimed/SC

O hackaton, ‘Desafio Startup Cidadã’, um concurso de inovação tecnológica que premiará soluções para os temas Economia Criativa e Porto, está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro. O objetivo é a criação de sites, aplicativos e dashboards (quadros interativos), entre outras inovações.

 

O termo hackaton representa uma maratona de programação na qual pessoas se reúnem a fim de explorar dados abertos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou hardware. Em Santos, o Desafio Startup Cidadã ocorre durante a V Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos, realizada entre os dias 21 e 27 de outubro.

 

As inscrições já estão abertas no site até as 23h59 do dia 30 de setembro, o desafio é dividido em duas categorias: Economia Criativa e Desafio Portuário. A maratona tecnológica ocorre das 9h do dia 26 de outubro às 18h do dia seguinte, no Senai, localizado na Avenida Senador Feijó, 421, Vila Mathias.

 

Segundo a ogrnaização, em cada uma das categorias busca-se o desenvolvimento de projetos como softwares com novas funcionalidades, aplicativos, gráficos interativos, dashboards para visualização de dados e novos serviços que facilitem o planejamento e a execução dos trabalhos realizados pelos entes promotores da disputa, que são a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Prefeitura Municipal de Santos, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Senai ‘Antônio Souza Noschese’.

 

Quem pode participar

Podem se inscrever no Desafio Startup Cidadã maiores de 18 anos de qualquer profissão ou habilidade, respeitadas as exigências previstas no regulamento do concurso, publicado na página 108 do Diário Oficial de Santos de quinta-feira (12). O regulamento também está disponível no site.

 

São permitidas participações individuais ou em grupos de, no mínimo três e no máximo quatro integrantes. Um dos participantes de cada equipe deve ser indicado como responsável por seu time, e cada grupo deve ter ao menos um integrante com conhecimento nas áreas de programação e desenvolvimento de aplicativos web/mobile; design gráfico; negócios (economia criativa ou porto) e/ou marketing/vendas.

 

O evento suporta até 75 participantes. Caso o número de inscrições ultrapasse esse limite, caberá à organização selecionar os concorrentes por ordem de cadastro e temática escolhida. A divulgação dos selecionados ocorre no site logo que encerrado o período de inscrições.

 

Os trabalhos apresentados no hackathon serão avaliados por comissão com base nos critérios de adequação aos objetivos propostos e impactos para a área escolhida, viabilidade de implantação, criatividade e qualidade técnica.

 

Premiação

Serão premiados os três projetos melhores avaliados de cada categoria (Economia Criativa e Desafio Portuário). Os primeiros lugares recebem consultoria de especialistas de mercado em aceleração de empresas, dentro da Incubadora de Empresas do Parque Tecnológico de Santos, na modalidade Residente Coworking, no período de 12 meses, além de medalhas e certificados. Também ganham dispositivos de computação do tipo smartwatch ou smartband.

 

Além disso, cada integrante dos projetos que forem classificados em primeiro e segundo lugares recebem créditos de R$ 400,00 para a participação em eventos e cursos promovidos pela FPTS no período de 12 meses após o hackathon. Os classificados em segundo e terceiro lugares recebem medalhas e certificados de menção honrosa.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais