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Investimento de 150.000 euros para dragagem de manutenção no porto de Vila do Conde

Fonte: Náutica Press (18 de setembro de 2019)


A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos é a Entidade adjudicante e fiscalizadora desta obra, que envolve um investimento de 150.000 euros.
 
A empreitada contempla a dragagem de 25.000 m³, de sedimentos de constituição predominantemente arenosa, estabelecendo-se uma cota de dragagem de -2.5m ZH na zona da barra e canal do porto, e o seu transporte e imersão no meio marinho.
 
Esta obra envolve, ainda, o transporte dos materiais dragados e sua imersão em meio marinho, em zona localizada a cerca de uma milha náutica a sul da extremidade do molhe norte, sensivelmente entre as batimétricas -2m (ZH) e -5m (ZH).
 
A barra do porto de Vila do Conde encontra-se com um assoreamento bastante significativo, não permitindo a entrada normal das embarcações, e, consequentemente, colocando elevados constrangimentos ao normal funcionamento do porto de pesca. A dragagem de manutenção prevista permitirá repor as condições mínimas de navegabilidade neste porto.
 
A importância socioeconômica do porto de Vila do Conde é localmente relevante, possuindo 136 embarcações de pesca licenciadas, 1.858 pescadores matriculados e 125 toneladas de pescado descarregado, no valor de 263 milhares de euros.
 
A atividade de construção e reparação naval, designadamente de embarcações de pesca e de recreio em casco de madeira, aço, alumínio e fibra de vidro, é relevante na bacia de Azurara, existindo 4 estaleiros em atividade. O núcleo de recreio do cais das Lavandeiras tem 35 postos de amarração. Em condições normais, o período necessário para a execução dos trabalhos é de duas semanas.