SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Investimento de 150.000 euros para dragagem de manutenção no porto de Vila do Conde

Investimento de 150.000 euros para dragagem de manutenção no porto de Vila do Conde


Fonte: Náutica Press (18 de setembro de 2019 )

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos é a Entidade adjudicante e fiscalizadora desta obra, que envolve um investimento de 150.000 euros.

 

A empreitada contempla a dragagem de 25.000 m³, de sedimentos de constituição predominantemente arenosa, estabelecendo-se uma cota de dragagem de -2.5m ZH na zona da barra e canal do porto, e o seu transporte e imersão no meio marinho.

 

Esta obra envolve, ainda, o transporte dos materiais dragados e sua imersão em meio marinho, em zona localizada a cerca de uma milha náutica a sul da extremidade do molhe norte, sensivelmente entre as batimétricas -2m (ZH) e -5m (ZH).

 

A barra do porto de Vila do Conde encontra-se com um assoreamento bastante significativo, não permitindo a entrada normal das embarcações, e, consequentemente, colocando elevados constrangimentos ao normal funcionamento do porto de pesca. A dragagem de manutenção prevista permitirá repor as condições mínimas de navegabilidade neste porto.

 

A importância socioeconômica do porto de Vila do Conde é localmente relevante, possuindo 136 embarcações de pesca licenciadas, 1.858 pescadores matriculados e 125 toneladas de pescado descarregado, no valor de 263 milhares de euros.

 

A atividade de construção e reparação naval, designadamente de embarcações de pesca e de recreio em casco de madeira, aço, alumínio e fibra de vidro, é relevante na bacia de Azurara, existindo 4 estaleiros em atividade. O núcleo de recreio do cais das Lavandeiras tem 35 postos de amarração. Em condições normais, o período necessário para a execução dos trabalhos é de duas semanas.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais