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Porto de Santos registra maior movimentação mensal de cargas da história


Fonte: Portal Belém (17 de setembro de 2019 )
DINO

De acordo com a Companhia Docas (Codesp), o Porto de Santos, no litoral Paulista, registrou, no mês de julho deste ano, a melhor alta na movimentação de cargas. O movimento chegou a 12,74 milhões de toneladas de cargas, aproximadamente 2,1% a mais que o melhor resultado alcançado anteriormente, que foi de 12,48 milhões no mês de agosto de 2018.

 

A Codesp divulgou novos dados com base no levantamento realizado, os quais apontam que, no mês de julho de 2019, o total de cargas movimentadas foi de 7,3% maior que o mesmo mês do ano passado. A entidade mostra o acumulado do ano grita em torno dos mesmos valores: o Porto de Santos registrou 76,33 milhões de toneladas em 2019, uma média 0,01% menor que o alcançado em 2018.

 

Segundo a instituição, a movimentação de contêineres se destacou em julho deste ano, ocupando a 2ª posição, que totalizou 370.407 TEUs. Assim, foi a responsável pelo avanço de 7,1% na comparação ao mesmo período de 2018. O número mais alto já registrado diz respeito ao mês de agosto de 2018, que registrou 387.791 TEUs.

 

No Porto de Santos, os desembarques atingiram a marca de 9,09 milhões, o segundo melhor resultado, sendo superado, com uma pequena diferença, apenas pelo recorde, que foi registrado no mês de agosto de 2017. Em relação a julho de 2018, avançou 6,1%. De acordo com os dados, a carga de milho registrou 3,03 milhões de toneladas, quase 1/3 do total de embarques.

 

Em julho de 2019, os desembarques registraram 3,66 milhões de toneladas, o melhor resultado no mês e o segundo melhor na história. O melhor deles foi registrado no ano passado, apresentando 3,73 milhões de toneladas. Em relação mesmo período do ano passado, o crescimento registrou 10,6%.

 

O levantamento aponta que a movimentação em relação à carga de milho neste mês apresentou um resultado maior, ou seja, um volume de 3,03 milhões de toneladas. Enquanto isso, a soja movimentou 1,73 milhão de toneladas, o açúcar, 1,31 milhão de toneladas e o adubo, 623,34 mil toneladas.

 

A escolha do modal utilizado também pode ser estratégia

– Ferroviário

A participação do modal ferroviário no Brasil ainda é baixa em comparação aos outros modais mais atuantes no país. Pode ser estratégia ideal para a movimentação de grãos, já que seu custo acaba sendo inferior às outras escolhas.

 

– Rodoviário

O modal rodoviário é tido como o mais presente em território brasileiro, a flexibilidade de escoar as cargas por veículos que comportam uma certa capacidade de produtos e materiais acaba sendo alternativa bastante utilizada na cadeia produtiva do país, não apenas no setor industrial, como também para entregas e atividades do comércio como um todo.

 

– Aquaviário

Com grande capacidade de carga e grande representatividade em portos brasileiros, os navios acabam saindo na frente ao se imaginar uma maior quantidade de mercadorias sendo movimentada de um país para o outro. Em relação a outros modais, sua velocidade dente a ser muito menor. Acaba sendo opção do gestor analisar o que deve ser priorizado.

 

– Aéreo

Se torna alternativa pela alta capacidade de otimização de tempo em longas distâncias. No entanto, há uma limitação no volume de carga, que deve ser conhecida no momento da escolha do modal. O peso e a quantidade a ser movimentada de um local a outro também é ponderada.

 

– Dutoviário

O uso da tubulação para a movimentação é uma estratégia que se torna ideal para gases, petróleo e produtos químicos que tenham a necessidade de serem movimentados por distâncias mais longas. Acaba sendo seguro, por não ter o contato frequente às possíveis adversidades que, por exemplo, podem ser enfrentadas por caminhões que transportam cargas de risco.


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