SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Custo limita crescimento da navegação de cabotagem no Brasil

Custo limita crescimento da navegação de cabotagem no Brasil


Fonte: Revista Globo Rural (17 de setembro de 2019 )
Terminal de Contêineres de Rio Grande (Tecon) (Foto: Marcelo Curia)

O porto da cidade de Rio Grande (RS) fica na margem direita do canal que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, a 240 quilômetros do Chuí, último município do extremo sul do país, na fronteira com o Uruguai. Às 7 horas da manhã, os caminhões já formam fila no estacionamento em frente ao Tecon (Terminal de Contêineres), principal ponto de embarque marítimo da safra de arroz do Rio Grande do Sul, o maior produtor nacional.

 

Os destinos são principalmente os portos da Região Nordeste, mas tem carga até para a região amazônica. Esse processo de distribuição de mercadorias entre portos marítimos internos é chamado de navegação de cabotagem. O nome é uma homenagem ao navegador italiano Sebastião Caboto, que esteve por essas bandas no século XVI.

Ancorados no cais, dois navios enormes aguardam o início das operações de embarque. O pátio do terminal mais parece uma “cidade de contêineres”. Centenas estão empilhados em linha, formando ruas, por onde circulam caminhões e tratores. Guindastes gigantescos correm sobre os trilhos na beira do caís. Do alto das cabines, operadores manipulam as engrenagens presas por cabos de aço, como se fossem “marionetes”.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais