SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Canal do Panamá e porto de Roterdã juntos para promover o comércio internacional

Canal do Panamá e porto de Roterdã juntos para promover o comércio internacional


Fonte: Guia Marítimo (12 de setembro de 2019 )

O Canal do Panamá e o porto de Roterdã assinaram um Memorando de Entendimento para promover o comércio internacional entre a Europa e a costa oeste da América do Sul.

 

Por meio desse acordo, as duas organizações trabalharão em estreita colaboração para otimizar as operações, incentivando o crescimento econômico e a troca de informações sobre novas oportunidades de desenvolvimento de negócios, incluindo parques logísticos e projetos de desenvolvimento portuário.

 

O acordo vem em um período de crescimento contínuo para o Canal do Panamá e o porto de Roterdã. No mês passado, o porto comemorou um novo recorde no transbordo nos primeiros seis meses de 2019 com 240,7 milhões de toneladas movimentadas, marcando um aumento de 3,4% em relação a 2018.

 

Durante o mesmo mês, o canal estabeleceu um novo recorde diário de 1,706 milhão de toneladas em 16 de agosto, pouco antes de receber o 7.000º trânsito de Neopanamax desde a inauguração do Canal Expandido em 2016.

 

O acordo é renovável após dois anos e permitirá que ambas as partes compartilhem informações sobre suas capacidades tecnológicas, incluindo a implementação de ferramentas e aplicativos digitais destinados a melhorar a eficiência do transporte e a redução de custos.

 

O acordo também inclui a troca de estudos de mercado, dados de trânsito e planos de modernização, bem como programas conjuntos de treinamento, estudos e atividades de marketing entre as duas partes.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais