Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Esta é a primeira brasileira a comandar um navio de carga

Fonte: Época Negócios (09 de setembro de 2019)

DAISY LIMA DA SILVA É A A 1ª COMANDANTE FEMININA DA ALIANÇA NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA E A PRIMEIRA BRASILEIRA A COMANDAR UM NAVIO PORTA-CONTÊINERES (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Comandar um navio de carga nunca esteve nos planos de Daisy Lima da Silva. Quando prestou o vestibular, foi aprovada para os cursos de engenharia civil, matemática e para a escola da Marinha Mercante Brasileira. Optou pela última apenas por saber que, das três opções, era a única que não conseguiria fazer mais velha.
 
A escolha surpreendeu sua família. Nenhum parente é da área marinha. Mesmo assim, Daisy se formou em 2003 na terceira turma de mulheres da escola. Com 38 anos, é a primeira comandante feminina da Aliança Navegação e Logística e a primeira brasileira a comandar um navio porta-contêineres. “Dedico a minha vida ao trabalho”, diz.
 
O percurso até o cargo, no entanto, não foi fácil. A comandante conta que sentia diferença na forma como ela e os seus colegas homens eram tratados, e até desconfiança de sua capacidade. “Eu tinha que me esforçar e trabalhar mais do que eles para ser respeitada.”
 
O esforço valeu a pena. Atualmente, Daisy comanda uma equipe de 20 pessoas, na qual 19 são homens. Mesmo em um ambiente majoritariamente masculino, não sente mais preconceito.  “Há serviços pesados, mas hoje, com o avanço das máquinas, a minha posição precisa usar muito mais a cabeça do que o braço”, afirma.
 
A comandante é responsável por orientar a navegação, seguir a legislação de onde navega, desenhar estratégias para a organização e percurso da carga, e, principalmente, administrar sua equipe.
 
O principal desafio é conciliar relações pessoais – dentro e fora do navio. Daisy alterna períodos de 56 dias no mar e 56 na terra. “Você tem que aprender a lidar com o turbilhão de emoções que é estar o dia todo com as mesmas pessoas”, diz. “Não tem a opção de ter algum desentendimento e ir para casa como a maioria dos trabalhos”. Por isso, ela conta, é importante conquistar o respeito da equipe. “Sou firme quando preciso ser”, afirma.
 
Quando está em terra, a comandante, nascida em Belém (PA), mora em Fortaleza (CE) com seu marido, também comandante da Aliança. “Hoje a minha família entende, mas eles ainda sentem muita saudade”, diz.
 
Apesar de ter ultrapassado barreiras, ser uma das únicas mulheres na profissão ainda é um “peso” para a comandante. “Sinto uma pressão e responsabilidade por ser a primeira”, afirma. “Você acaba se destacando mais e por isso mesmo quero mostrar a todos e a outras mulheres que é possível.”
 
Segundo Daisy, é uma profissão com sacrifícios tanto para homens quanto para as mulheres. “Ter ou não filhos era uma questão que antes afastava apenas as mulheres, mas hoje é um tema discutido por todos”, diz. “Ainda falta mulher, mas, desde que comecei, a área se torna cada vez mais aberta a nós.”