SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Paraná é destaque em produção de alimentos de qualidade

Paraná é destaque em produção de alimentos de qualidade


Fonte: Governo do Estado do Paraná (6 de setembro de 2019 )
7º Forum de Agricultuta. Curitiba,05/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

A capacidade do Brasil, e particularmente do Paraná, de produzir alimentos de qualidade e de conquistar mais mercados pelo mundo foram destacados pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no 7.º Fórum de Agricultura da América do Sul, que acontece em Curitiba. O vice-governador Darci Piana também participou do evento.

 

“A agropecuária brasileira já mostrou sua força, sendo responsável por aproximadamente 45% do comércio exterior do País. No Paraná, o agronegócio ocupa cerca de 75% da exportação. A tendência é de crescimento acompanhando as previsões de produção”, afirmou Ortigara no evento, que foi aberto nesta quinta-feira (05) e reúne representantes de 15 países.

 

Segundo ele, nos próximos dez anos a produção atual brasileira de 240 milhões de toneladas de grãos deverá chegar próximo de 350 milhões, enquanto se prevê um acréscimo de 7 milhões de toneladas de carne às 26 milhões de toneladas produzidas hoje. “E isso sem expandir a área já ocupada”, acentuou.

 

HALAL – Durante o painel, o diretor-executivo da Cdial Halal, Ali Saifi, falou sobre as oportunidades que se abrem para as proteínas animais Halal (permitido). A Cdial Halal é uma das certificadoras dos produtos provenientes de abate que seguem as normas permitidas pela religião islâmica. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne Halal – 52% da carne exportada possui certificação halal. O Paraná lidera a produção de frango Halal. “O Brasil e o Paraná têm muito a ensinar”, disse Saifi.

 

Segundo ele, as oportunidades de mercado continuam se abrindo. Há aproximadamente 1,8 bilhão de muçulmanos espalhados nos cinco continentes, com previsão de chegar a 2,2 bilhões em 2030. O Brasil possui 1,5 milhão de muçulmanos. De acordo com Saifi, o mercado global de produtos e serviços Halal tem valor estimado de US$ 6,4 trilhões, com crescimento entre 15% e 20% ao ano, com destaque para a China, que ocupa o primeiro lugar (12,9% de participação).

 

EVENTO – O 7.º Fórum de Agricultura da América do Sul, que prossegue nesta sexta-feira (06), tem como tema nesta edição “Da Produção ao Mercado – Global e Sustentável”. Serão cerca de 40 painéis com palestrantes brasileiros e estrangeiros.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais