SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Programa Porto Escola atende alunos em Antonina

Programa Porto Escola atende alunos em Antonina


Fonte: Governo do Estado do Paraná (5 de setembro de 2019 )
Foto: Agência de Notícias do Paraná

O Programa Porto Escola, organizado pela empresa pública Portos do Paraná, teve nesta quarta-feira (04) sua primeira atividade de 2019 em Antonina. Um grupo de 21 alunos da 5ª série da escola municipal Professor Aracy Pinheiro Lima conheceu como funcionam as atividades portuárias, o cuidado necessário com o meio ambiente e noções de segurança. Este é o quinto ano do projeto, que tem como meta atender 2,5 mil crianças até dezembro.

 

“O Porto Escola é um programa em que as crianças conseguem entender a dimensão, a realidade e a importância das atividades portuárias. Eles saem daqui entendendo melhor a relação que existe entre o porto e a cidade”, disse o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

 

VISITA – A visita começa no porto Barão de Teffé, com palestra de Rafael Salles Cabreira, coordenador operacional da diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná. “Localizamos os alunos quanto a importância da consciência ambiental. Nosso resgate maior é demonstrar como preservar as baias de Paranaguá e Antonina, principalmente porque tudo que vem de sedimento passa pelos rios e acessa as baias, principalmente o lixo, que quem produz é o ser humano. Creio que eles levaram hoje para casa uma mensagem produtiva e bem valiosa”, explica Cabreira.

 

Para ele, a avaliação foi bem positiva. “A criançada participou bastante. Elas foram atenciosas, algumas ainda sem contato com a internet trouxeram caderninho, fizeram anotações.”

 

Logo depois, o grupo seguiu de ônibus para o TTPF – Terminais Portuários da Ponta do Félix, onde escutou explicações desde o funcionamento da balança de caminhões, passando pelos inflamáveis de armazenagem, até como funciona a sala de monitoramento, sinalização e equipamentos que operam no embarque e desembarque de navios.

 

“Foi conscientizador, os alunos prestaram bastante atenção, adquiriram conhecimento por conta da diversidade da metodologia e da didática aplicada na palestra, nos vídeos, no passeio. Tenho certeza que eles vão levar essa visita para a vida toda”, salientou Edilaine Alves Pinheiro Silva, coordenadora pedagógica da escola.

 

CONCURSO DE DESENHOS – Como forma de incentivar os alunos que participam do Porto Escola, todos são convidados a participar de um concurso de desenhos, onde devem retratar o que aprenderam na visita.

 

Segundo a pedagoga Edilaine a escola Aracy Pinheiro Lima vai ser uma das vencedoras. “Os alunos estão bem empolgados. Registraram bastante e criança é competitiva, quer ganhar sempre. Acredito que vamos retornar aqui com eles para receber o prêmio”. Os desenhos devem ser entregues até o final de novembro.

 

CALENDÁRIO – A partir desta semana o Porto Escola acontece em Antonina todas as quartas-feiras, até o final de outubro, sempre a partir das 9 horas. Em três datas serão duas visitas por dia, às 9 e 14 horas.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais