Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Preços do café robusta aumentam no BR

Fonte: Grupo Cultivar (05 de setembro de 2019)

Indicador registrou avanço de 0,5% no dia 3 de setembro, em relação à última semana de agosto. – Foto: Tony Oliveira/CNA


De acordo com pesquisas do Cepea, os valores domésticos do café robusta têm registrado certa recuperação, influenciados pelas elevações nos preços futuros da variedade e do dólar e também pelo aquecimento na demanda. Na terça-feira, 3 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 281,21/saca de 60 kg, avanço de 0,5% em relação à terça anterior, 27 de agosto.
 
Apesar da maior liquidez, agentes apontam que o volume de café da safra 2019/20 nas mãos de produtores ainda é significativo. Até a última semana de agosto, esse montante correspondia de 55 a 45% do total produzido no Espírito Santo, segundo agentes consultados pelo Cepea. Já em Rondônia, essa quantidade é inferior, uma vez que a maior parte produzida na safra 2019/20 foi negociada anteriormente e entregue nos últimos meses. Segundo agentes, o volume de café na mão de produtores rondonienses corresponde de 30 a 20% do total produzido.
 
Para o arábica, os preços domésticos levantados pelo Cepea também avançaram nos últimos dias, sustentados especialmente pelos fortes avanços do dólar e dos futuros da variedade. Na terça-feira, 3 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do café arábica tipo 6 bebida dura para melhor, fechou a R$ 420,55/saca de 60 kg, leve alta de 0,3% em relação à terça anterior, 27.