SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Santos Brasil cria a série “Mulheres na Liderança”, que conta com a participação das coordenadoras e gerentes da Companhia

Santos Brasil cria a série “Mulheres na Liderança”, que conta com a participação das coordenadoras e gerentes da Companhia


Fonte: Santos Brasil (4 de setembro de 2019 )

No dia 26 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, data que relembra as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre gêneros.

 

Diversidade e Inclusão fazem parte da estratégia e cultura da Santos Brasil, por isso, decidimos criar a série “Mulheres na Liderança”, que conta com a participação das coordenadoras e gerentes da Companhia.

 

Conheça mais sobre as mulheres à frente das nossas conquistas!

 

Para abrir nossa série, vamos apresentar nossa Coordenadora de Planejamento Operacional, Evelyn, que aponta as atribuições do seu cargo: “é uma função que envolve desafios diários: trabalhar constantemente em equipe, planejar, executar, controlar e agir nas possíveis falhas hora a hora. A operação de um terminal possui muitas variáveis que impactam diretamente os nossos resultados”, afirma.

 

 

No Dia da Igualdade Feminina, Evelyn destaca por quê precisamos de datas como esta. “É um momento em que os exemplos se evidenciam, como uma conscientização, para que possamos escolher nossos caminhos de acordo com nossos ideais”, acredita a Coordenadora. E encerra com uma mensagem: “o respeito e a educação são a melhor fórmula para um melhor convívio nesta vida”.

 

Seguindo a nossa série Mulheres na Liderança, hoje vamos conhecer a coordenadora há mais tempo na Santos Brasil, com 26 anos de casa, Maria Clara, que gere o departamento de Contas a Receber, e é responsável por todas as atividades que envolvem as áreas de faturamento e cobrança.

 

 

Para ela, o empoderamento feminino está ligado aos lugares que as mulheres ocupam na sociedade: “Defino que o empoderamento das mulheres está relacionado ao nosso posicionamento em todos os campos, estabelecendo uma consequência de conquistas nos últimos anos”.

 

Maria Clara indica a Princesa Diana como um dos exemplos de liderança feminina, pelo trabalho em vários projetos sociais e de caridade que lhe prosperou Prêmio Nobel da Paz, e destaca a importância de celebrarmos o Dia Internacional da Igualdade Feminina. “É a data que leva à consciência da sociedade a acreditar e reconhecer que a capacidade da pessoa não está no gênero humano, mas nos valores que cada um tem”, acredita a Coordenadora.

 

A Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Santos Brasil, Adriana, é a nossa terceira personagem da série Mulheres na Liderança, lançada em comemoração ao Dia Internacional da Igualdade Feminina.

 

 

Há quase vinte anos na Companhia, Adriana é responsável por definir como os projetos de desenvolvimento de sistemas (softwares) serão conduzidos; controlar sua qualidade; disponibilizar informações técnicas e de processos; alocar líder e equipe de desenvolvedores em cada projeto, entre outras atividades.

 

De acordo com a Gerente, o Dia Internacional da Igualdade Feminina ainda é importante “para que um dia ele não seja necessário existir, pois tudo será natural”, e deixa a mensagem: “para homens e mulheres que deem o seu melhor, com amor e dedicação a toda a hora, sempre tendo prazer naquilo que faz”.

 

É o quarto dia da nossa série Mulheres na Liderança e hoje iremos conhecer mais sobre a Coordenadora Jurídico Societário e Contratos da Santos Brasil, Carla, que tem como responsabilidade a elaboração e coordenação de todos os atos societários da Companhia, Governança Corporativa, Mercado de Capitais e contratos.

 

Há um ano na Companhia, Carla acredita que tanto o Dia da Igualdade Feminina quanto o empoderamento das mulheres são essenciais para que alcancemos uma sociedade igualitária. “Mesmo estando no século XXI, com o avanço da sociedade e com tantas ações, ainda não enxergamos a igualdade do gênero feminino ao masculino, e isso se destaca ainda mais no mercado de trabalho, principalmente no que concerne a ascensão na carreira”, pondera a coordenadora.

 

Nossa Gerente Comercial, Evelyn Marques Ornelas, é a quinta personagem da nossa série Mulheres na Liderança. Há quinze anos na Companhia, ela é responsável por realizar negociações e captar o interesse das empresas pelos serviços da Santos Brasil.

 

Admiradora de Luiza Trajano, Hillary Clinton, Oprah Winfrey e outras mulheres, Evelyn acredita que “o empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros”.

 

A Gerente também aposta na igualdade para que alcancemos uma sociedade mais justa: “Homens e mulheres devem ser livres para fazer as suas escolhas e desenvolver as suas capacidades pessoais sem a interferência ou limitação de estereótipos. Todas as responsabilidades, direitos e oportunidades devem ser igualmente concedidas para todos os gêneros, sem haver qualquer tipo de restrição baseada no fato de determinada pessoa ter nascido com o sexo masculino ou feminino”, afirma Evelyn.

 

Chegamos ao sexto dia da nossa série Mulheres na Liderança e agora é a vez de conhecermos um pouco mais da Coordenadora Comercial da Santos Brasil, Taiza, que define o seu trabalho da seguinte maneira: “a área Comercial é o coração onde tudo começa, cotamos os mais diversos serviços logísticos e ‘pulsamos’ para as demais áreas, para atingirmos as metas da Companhia”.

 

Há 16 anos na empresa, Taiza tem em Michelle Obama um exemplo de liderança feminina. “Mesmo tendo sido esposa do presidente da maior economia do mundo, (Michelle) não absteve a sua capacidade se colocando como ‘sombra’ do marido, mas, sim, sendo protagonista”, afirma a Coordenadora.

 

O Dia Internacional da Igualdade Feminina, segundo ela, é importante “para que cada vez mais possamos incorporar em nosso cotidiano a igualdade que requeremos, mostrando ao mundo que estamos atentas às mudanças e somos capazes de lutar para o que ainda tem que ser mudado”, finaliza.

 

Seguindo a nossa série Mulheres na Liderança, hoje vamos apresentar Thais, Coordenadora do Departamento Jurídico, na área do Contencioso da Santos Brasil. Desde 2012 na Companhia, a advogada é responsável por tratar de questões judiciais estratégicas, função que desempenha com muita responsabilidade e dedicação.

 

Admiradora da paquistanesa Malala (jovem que sofreu um atentado por defender os direitos das meninas de irem à escola), Thais acredita que o setor portuário está sendo transformado pelas mulheres. “A área portuária nos traz um cenário nítido de empoderamento das mulheres. O porto era um ambiente mais masculino. Hoje, a mulher vem avançando e alterando esse cenário, quebrando paradigmas”, afirma a Coordenadora.

 

Para Thais, o Dia Internacional da Igualdade Feminina é importante “para que a sociedade lembre que um dia a mulher foi subjugada e questionada. Hoje estamos em todos os lugares, e isso não vai mudar”.

 

Desde 2008 na Santos Brasil, hoje, na nossa série Mulheres na Liderança, vamos conhecer mais sobre a Coordenadora de Gestão, Projetos e Melhoria Contínua, Tatyane.

 

Na Companhia, ela é responsável por disseminar melhores práticas de gestão; garantir que os padrões e rituais da empresa sejam mantidos, provocando a melhoria contínua nos processos da empresa.

 

Taty, como também é conhecida, tem em Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, um exemplo de mulher que teve atuação em um segmento anteriormente dominado por homens. Para ela, O Dia Internacional da Igualdade Feminina faz a diferença no combate ao preconceito. “Poderíamos não precisar de um dia internacional de igualdade feminina nos tempos de hoje, mas sabemos que ainda há um certo preconceito”, afirma a coordenadora.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais