SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Marinha do Brasil realiza exposição de carros de combate em São Paulo

Marinha do Brasil realiza exposição de carros de combate em São Paulo


Fonte: Sociedade Militar (4 de setembro de 2019 )

Para comemorar o 197º Aniversário da Independência do Brasil, a Marinha do Brasil desfilará no dia 07 de setembro no Sambódromo do Anhembi com 04 pelotões, sendo o primeiro com aspirantes da Escola Naval (43 aspirantes); o próximo pelotão com oficias e praças do Comando do 8º Distrito Naval (60 militares); o terceiro pelotão do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (52 militares), e o último pelotão da Força de Fuzileiros da Esquadra (52 militares), e também a Banda do Comando do 8º Distrito Naval, composta por 30 militares que abrilhantará o dia da Pátria em São Paulo.

 

Além dos militares, o desfile motorizado contará com a embarcação de casco semirígido da Capitania dos Portos de São Paulo, localizado em Santos, que atua nas ações de Inspeção Naval para garantir a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana; a Lancha Blindada Raptor “MANGANGÁ”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste,  também localizado em Santos-SP, que atua nas atividades de fiscalização e patrulhamento nas águas interiores e no mar territorial, principalmente contra crimes transfronteiriços e ambientais, na área do Porto de Santos e fundeadouros.

 

Também desfilaram, os carros de combate subordinados ao Comando de Força de Fuzileiros da Esquadra (localizado no Rio de Janeiro), o CLAnf, carro lagarto anfíbio utilizado nas ações de garantia da lei e da ordem. O CLAnf representa a execução de operações anfíbias e expedicionárias, onde o Corpo de Fuzileiros Navais permite as melhores condições para a defesa da soberania nacional, em especial a Amazônia Azul, e atuou nas operações de ocupação do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro em 2010. Também desfilará a viatura blindada Piranha III C que participa em missões de paz no Haiti e o ASTROS, que é um sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área, que é fabricado pela Avibras e empregado para abater alvos estratégicos ou táticos de grande importância, a distâncias de até 300 km, e eficaz em operações de desembarque anfíbio ou terrestres de caráter naval.

 

E os fuzileiros navais do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, que fica localizado em Iperó-SP, promovem a segurança física das instalações e executa ações de controle de emergência na área do Centro Experimental de Aramar, onde são desenvolvidos os principais processos do programa nuclear da Marinha do Brasil.

 

Além do desfile no Sambódromo, no dia 08 de setembro (domingo), a sociedade paulista que frequentar o Parque do Ibirapuera, poderá conhecer os meios operativos da Marinha do Brasil, sendo eles: embarcação de casco semirrígido, lancha blindada, CLAnf, Piranha e ASTROS; e também uma exposição sobre os equipamentos utilizados na segurança das instalações do Centro Experimental de Aramar.

 

O público poderá se informar sobre as formas de ingresso na Marinha e, além disso, apreciar a apresentação da Banda do Comando do 8º Distrito Naval com um repertório musical composto por canções militares e músicas nacionais e internacionais.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais