Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino) está com inscrições abertas

Fonte: Portos e Navios (03 de setembro de 2019)

Comunicado corporativo – por AAPA Latino


O XX VIII Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino) será realizado de 19 a 21 de novembro em Miami (EUA). São aguardados mais de 400 executivos portuários e especialistas internacionais.
 
O programa abordará os projetos portuários que estão sendo desenvolvidos na região e apresentará as novidades dos negócios logísticos e vinculados à navegação, aos quais devemos adicionar uma intensa atividade social e de networking, e um espaço de destaque para a exposição comercial da qual fazem parte as empresas fornecedoras mais representativas do setor.
 
Analistas experientes e figuras de renome no setor, como Ricardo Sánchez, da Divisão de Comércio, Integração e Infra-estrutura da CEPAL; Kathy Metcalf, Presidente e CEO da Chamber of Shipping of America e Joshua Hurwitz, consultor sênior da Moffatt & Nichol, abrirão as sessões analisando “O novo cenário econômico global e as perspectivas que têm por diante o transporte marítimo e os portos”, sob a moderação de Chris Connor, futuro Presidente e CEO da AAPA.
 
Um painel coordenado por Jorge Durán, Chefe da Secretaria da Comissão Interamericana de Portos – CIP / OEA, apresentará o futuro portuário do Brasil, México, Costa Rica e Chile, para o qual foram convidados Disney Barroca Neto, Assessor do Ministério da Infra-estrutura do Brasil; Andrea Centeno Rodríguez, Presidente-executiva da Junta de Administración Portuaria y de Desarrollo Económico de la Vertiente Atlántica (JAPDEVA) da Costa Rica; Héctor López Gutiérrez, Coordenador Geral de Portos e Marinha Mercante do México e José Luis Domínguez Covarrubias, Subsecretário de Transportes do Chile.
 
Para dar suas visões na “Mudança climática e suas conseqüências nas operações portuárias e do transporte marítimo”, ou como lidar com os custos e benefícios da sustentabilidade e abordar os padrões da OMI, foram convocados experientes referentes da indústria, como Gary P. LaGrange, consultor e ex-CEO do Port of New Orleans; Edward Gonzalez, Presidente da Seaboard Marine e Gabriel Quadri de la Torre, especialista da Asociación Mexicana de Infraestructura Portuaria, Marítima y Costera (AMIP). Quem abrirá o debate será Francisco Javier González Silva, Presidente eleito da Delegação Latino-americana da AAPA.
 
A automação e digitalização de processos, ou como a indústria pode responder à presença da Internet of Things (IoT), Big Data e Blockchain, para não ficar para trás com a atualização tecnológica, serão tratadas por Agustina Calatayud, Especialista Principal em Transporte do BID; Kris Kosmala, Sócio da Click & Connect; Luis Pérez Madariaga, Responsável do Desenvolvimento de Negócios Portuários da INDRA e Mario Cordero, Diretor Executivo do Port of Long Beach. Enquanto René Van Der Plas, Diretor do Port of Rotterdam International, compartilhará a experiência nessa área de um dos principais complexos portuários do mundo e Andrew Baskin, Vice-Presidente de Política Global e Comércio da HudsonAnalytix, Inc., exporá sobre “Segurança cibernética na Logística e quais são os desafios para o transporte marítimo e os portos ”, uma das maiores preocupações do setor.
A tarefa de moderar essas temáticas será desenvolvida por um profissional experiente e reconhecido, como é Patrick Verhoeven, Diretor Geral de Política e Estratégia da International Association of Ports and Harbors – IAPH.
 
A indústria de cruzeiros ocupará um lugar importante nas conferências da AAPA, com as exposições de Humberto de Castro, Diretor Executivo de Curaçao Ports Authority; Gonzalo Mórtola, Presidente do Porto de Buenos Aires e Dee Cooper, Vice-Presidente de Desenho e Atendimento ao Cliente da Virgin Voyages, empresa que aposta em cruzeiros de luxo e está fazendo um investimento significativo no Porto de Miami.
 
O programa também oferece a visão dos principais executivos e diretores de Administrações Portuárias, Terminais e Empresas Fornecedoras, que analisarão as perspectivas futuras do setor, dentre os quais se destacam Francisco Silva Donoso, Presidente do Diretório de Empresa Portuaria San Antonio; Miguel Donadío, Presidente do Consorcio de Gestión del Puerto de Bahía Blanca; Sérgio Aquino, Presidente da Federação dos Operadores Portuários (FENOP); Alberto Díaz, Presidente da Administración Nacional de Puertos do Uruguai; Feliciano Spina, Diretor de Vendas da Bedeschi; Julián Luna Beckley, CEO da South Point Engineering; Guillermo Misiano, Presidente do PTP Group; Guillermo Gómez Garay, Gerente de Projetos da FORCE Technology e Armando Duarte-Peláez, Ex-presidente da AAPA.
 
Outros dois momentos especiais do Congresso serão a conferência magistral a cargo do novo Ministro dos Assuntos Marítimos e Administrador da Autoridad Marítima de Panamá, Noriel Arauz e quando Juan Kuryla -Diretor e CEO do PortMiami- convide Jim Pelliccio, Vice-presidente Executivo da Ports America, para subir ao palco e manter uma entrevista a fundo.
 
A cereja no topo do bolo será a “Mesa de Diálogo entre Companhias Marítimas e Portos”, um painel dinâmico e desestruturado, sob a coordenação de Miguel Garín-Alemany da Fundación Valencia Ports. Para essa sessão, que promete ser “AAPAixonante”, de acordo com suas próprias palavras, está anunciada a participação de “pesos-pesados” da indústria como Carlos Urriola, Vice-presidente Executivo do Manzanillo International Terminal Panamá S.A (MIT); Héctor Tamburini, Gerente Regional Comercial e de Logística da DP World; Ricardo Arten, CEO do Brasil Terminal Portuário; Antonio Domínguez, Diretor Gerente da Área Costa Leste da América do Sul da A.P. Moller – Maersk e Maximiliano Alcorta, Gerente Regional de Operações para a Costa Oeste da América do Sul da Mediterranean Shipping Company.
 
Em suma, o Congresso fornecerá conhecimento técnico sobre a implementação de políticas de transporte e portos, além de oportunidades de networking e negócios, com o detalhe de ter Miami como sua cidade sede, reconhecida internacionalmente entre os principais destinos turísticos do mundo.
 
Tudo isso faz com que -para aqueles que operam nessa atividade- a participação no Congresso da AAPA seja essencial para saber o que vem na agenda portuária do ano.
 
Inscreva-se on-line: www.aapalatinoamerica.com