SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Comitiva do Santos Export conhece funcionamento do Porto de Singapura

Comitiva do Santos Export conhece funcionamento do Porto de Singapura


Fonte: Fórum Santos Export (3 de setembro de 2019 )

A comitiva formada por representantes do Legislativo e do Executivo brasileiro e por empresários ligados ao setor de logística portuária pode, nesta segunda-feira, conhecer o funcionamento de um dos mais modernos e movimentados portos do mundo, o de Singapura. Pode também obter detalhes de como ele está se preparando para o futuro de um mercado global que não para de crescer.

 

A visita técnica ao Porto de Singapura é parte da programação da 17ª edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.

 

Os membros da comitiva começaram a visita pela PSA, empresa que opera o porto. Lá, conheceram a sala de controle, onde operadores acompanham à distância a movimentação de contêineres, num processo 85% automatizado, e foram apresentados às iniciativas que pretendem ampliar ainda mais essa automação.

 

Conheceram também a PSA Unboxed, centro de inovação que trabalha com mentoria e aceleração de startups que vão moldar o futuro do porto. Por fim, conheceram os trabalhos da PSA University, criada em 1962 e que já treinou mais de 700 mil pessoas para os trabalhos do dia a dia do porto.


A visita incluiu também a Maritime and Port Authority of Singapore (MPA), órgão regulador que é subordinado ao Ministério dos Transportes do país, define as regras de utilização do porto e também está cuidando de sua ampliação.

 

Apesar de ser um país pequeno, com pouco mais de 5 milhões de habitantes, Singapura se transformou num hub para o transporte marítimo entre a Ásia e o resto do mundo. O Porto de Singapura é hoje conectado a mais de 600 portos no mundo, localizados em 120 países.

 

A última parte do primeiro dia da visita técnica foi na empresa CrimsonLogic, que desenvolve projetos de soluções digitais na área portuária em 43 países.

 

ORGANIZAÇÃO – A comitiva fica em Singapura até o próximo dia sete. Todos os preparativos para o intercâmbio entre brasileiros e singapurenses foram organizados pela empresa Enterprise Singapura. Já a 17ª edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário é uma iniciativa da Una Marketing de Eventos, que neste ano conta com a parceria de mídia da Folha de S.Paulo.

 

“Essa visita é muito importante para que possamos conhecer a realidade de um porto que se moderniza o tempo todo. Além de permitir o estreitamento das relações e a troca de conhecimento entre os dois países”, disse o senador Wellington Fagundes (PL).

 

Já o deputado federal Júnior Bozzella (PSL) afirmou que a “missão não medirá esforços para que a colaboração entre os dois países aumente.”

 

Para o presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, a visita acontece num momento muito importante para o Brasil, que discute novos modelos para o sistema portuário: “Ao mesmo tempo, serve para divulgar a agenda de privatizações do Governo Federal, que não se limita ao setor portuário”.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais