Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ANTAQ apresenta o aplicativo SFIS Mobile à equipe do Minfra

Fonte: ANTAQ (03 de setembro de 2019)

A reunião aconteceu na sede da Agência, em Brasília. Fotos: CCS/ARI/ANTAQ


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ apresentou o aplicativo SFIS Mobile ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) em uma reunião, na última terça-feira (27), na sede da Agência. A reunião teve o objetivo de divulgar a otimização e segurança dos dados colhidos durante o trabalho de fiscalização que o aplicativo oferece.
 
Participaram pela ANTAQ a superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais, Gabriela Coelho, o gerente de Planejamento e Inteligência da Fiscalização, Rafael Santana, o secretário de Tecnologia da Informação, Gustavo Silva, o substituto da Gerência de Planejamento e Inteligência da Fiscalização, Víctor de Carvalho, e a coordenadora de Gestão de Processos Organizacionais, Juliana Marzullo.
 
Pelo Minfra, estiveram presentes os representantes da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação (SGEI), como o subsecretário, Fernando Coelho, a gerente de Projeto, Kenia Márcia Silva, e a coordenadora Lúcia Ferreira.
 
O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e pela Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ (SFC), por meio da sua Gerência de Planejamento e Inteligência.
 
Segundo a superintende, Gabriela Coelho, o aplicativo traz diversos benefícios: “Redução do tempo de tramitação na etapa fiscalizatória, diminuição de erros na instrução dos processos e simplificação do trabalho diário dos fiscais”.
 
O aplicativo permite uma série de facilidades para o servidor da Agência durante a fiscalização, como a importação das informações das empresas autorizadas, a integração com os bancos de dados da Agência, bem como a geração automática de notificações e autos de infração para envio imediato ao regulado.Além disso, o SFIS Mobile oferece ao fiscal outras praticidades, como inserir dados off-line (quando não houver sinal de internet), permitir a inserção de fotos e o preenchimento de check-list dos procedimentos fiscalizatórios, bem como a emissão de relatórios de fiscalização. “O aplicativo é mais uma ferramenta que visa oferecer ao corpo técnico da ANTAQ e à sociedade, modernas práticas regulatórias baseando-se nos princípios da governança, da transparência e da prestação do serviço adequado”, ressaltou Gabriela Coelho.
 
Já para o subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação do Minfra, Fernando Coelho, o aplicativo tem potencial para ser referência para outras agências e está indo ao encontro das mais recentes diretrizes do Governo Federal quanto à transformação digital de serviços. “Fiquei muito satisfeito ao conhecer o aplicativo SFIS Mobile e os benefícios que ele está proporcionando em termos de ganho de eficiência nos trabalhos de fiscalização, por meio da adoção de soluções digitais, com reflexos na melhoria dos serviços do setor para a sociedade”, afirmou Fernando Coelho.