Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Singapura na visão dos brasileiros

Fonte: Fórum Santos Export (02 de setembro de 2019)

Foto: Fórum Santos Export


 
Uma comitiva formada por representantes do Legislativo e do Executivo brasileiro e por empresários ligados ao setor de logística portuária pode, nesta segunda-feira, conhecer o funcionamento de um dos mais modernos e movimentados portos do mundo, o de Singapura. Pode também obter detalhes de como ele está se preparando para o futuro de um mercado global que não para de crescer.
 
A visita técnica ao Porto de Singapura é parte da programação da 17ª edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.
 
Os membros da comitiva começaram a visita pela PSA, empresa que opera o porto. Lá, conheceram a sala de controle, onde operadores acompanham à distância a movimentação de contêineres, num processo 85% automatizado, e foram apresentados às iniciativas que pretendem ampliar ainda mais essa automação.
 
Conheceram também a PSA Unboxed, centro de inovação que trabalha com mentoria e aceleração de start-ups que vão moldar o futuro do porto.
 
Por fim, conheceram os trabalhos da PSA University, criada em 1962 e que já treinou mais de 700 mil pessoas para os trabalhos do dia a dia do porto.
 
A visita incluiu também a MPA (Maritime and Port Authority of Singapore), órgão regulador que é subordinado ao Ministério dos Transportes do país, define as regras de utilização do porto e também está cuidando de sua ampliação.
 
Apesar de ser um país pequeno, com pouco mais de 5 milhões de habitantes, Singapura se transformou num hub para o transporte marítimo entre a Ásia e o resto do mundo. O Porto de Singapura é hoje conectado a mais de 600 portos no mundo, localizados em 120 países.
 
A última parte do primeiro dia da visita técnica foi na empresa CrimsonLogic, que desenvolve projetos de soluções digitais na área portuária em 43 países.
 
ORGANIZAÇÃO
A comitiva fica em Singapura até o próximo dia sete. Todos os preparativos para o intercâmbio entre brasileiros e singapurenses foram organizados pela empresa Enterprise Singapura. Já a 17ª edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário é uma iniciativa da Una Marketing de Eventos, que neste ano conta com a parceria de mídia da Folha de S.Paulo.
 
“Essa visita é muito importante para que possamos conhecer a realidade de um porto que se moderniza o tempo todo. Além de permitir o estreitamento das relações e a troca de conhecimento entre os dois países”, disse o senador Wellington Fagundes (PL).
 
Já o deputado federal Júnior Bozzella (PSL) afirmou que a “missão não medirá esforços para que a colaboração entre os dois países aumente.”
 
Para o presidente da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, a visita acontece num momento muito importante para o Brasil, que discute novos modelos para o sistema portuário. “Ao mesmo tempo, serve para divulgar a agenda de privatizações do governo federal, que não se limita ao setor portuário, afirmou.