SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   4 maneiras em que a Cargill economiza água em suas operações, cadeias de suprimentos e comunidades

4 maneiras em que a Cargill economiza água em suas operações, cadeias de suprimentos e comunidades


Fonte: Cargill (30 de agosto de 2019 )

 

Nós somos água. Você poderia até interpretar essa frase literalmente e ainda estaria 60% correto: é o quanto do nosso corpo é composto de água. Quase três quartos da superfície do nosso planeta estão cobertos. A água está no ar (vapor), no solo (umidade do solo e aquíferos). Está no que comemos e no que respiramos. Mas apenas 1% do volume total de água está prontamente disponível para as pessoas usarem.

 

Também é crucial para o nosso sistema alimentar. Da água doce usada todos os anos em todo o mundo, cerca de 70% vai para produzir os alimentos que ingerimos. O acesso à água limpa é fundamental para o desenvolvimento de comunidades seguras e fortes.

 

No entanto, nem sempre a tratamos com o respeito que merece. Cerca de 790 milhões de pessoas não têm acesso a um suprimento de água aprimorado. A escassez de água afeta mais de 40% da população global; esse número é projetado para aumentar.

 

O que podemos fazer para proteger a água? Na Cargill, estamos tomando medidas para gerenciar nossos recursos hídricos com eficiência. Nossos programas de recursos hídricos em nossas operações e cadeias de suprimentos otimizam o uso da água em nossas instalações e na agricultura e garantimos o acesso à água limpa nas comunidades onde operamos.

 

Aqui estão alguns exemplos de nossos esforços para melhorar a conservação, a qualidade e o acesso à água.

1. Em nossas operações: Uberlândia, Brasil
Em abril, a Cargill abriu uma nova estação de tratamento de águas residuais. Com sistemas de membrana de filtro de ponta que removem contaminantes orgânicos e inorgânicos, a Cargill agora está reutilizando mais de 1500 litros por minuto (1500 litros por minuto) de água reutilizada nas torres de resfriamento.

 

Graças a essa nova estação de tratamento, o site de Uberlândia não apenas reduziu mais de 30% do consumo de água potável, como também reduziu as emissões para a água em 25%. Esse valor é equivalente ao consumo diário de uma cidade com uma população de 17.000 habitantes.

 

“Ao usar a água de uma maneira muito mais sustentável e consciente, também permitimos que a comunidade de Uberlândia tenha mais acesso aos recursos hídricos disponíveis na região”, disse Laerte Moraes, diretor administrativo da Cargill, amidos, adoçantes e texturizadores na América do Sul.

 

2. Em nossa cadeia de suprimentos: Nebraska, Estados Unidos
Mais da metade da água usada na produção de carne bovina dos EUA é dedicada à irrigação das lavouras em linha que se tornam alimento para o gado. A Nature Conservancy se uniu à Nestlé Purina e à Cargill para reduzir drasticamente esse número.

 

Em maio de 2018, essas organizações lançaram um projeto de água de três anos para melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos de carne bovina. Usando sensores climáticos inteligentes de ponta, os agricultores economizarão até 2,4 bilhões de galões (aproximadamente 10 milhões de m3) de água de irrigação nos três anos seguintes. Isso equivale a aproximadamente 7.200 famílias norte-americanas no mesmo período.

 

3. Em nossa cadeia de suprimentos: Centro-Oeste, Estados Unidos
Os estados de Illinois, Iowa e Nebraska têm algumas das terras agrícolas mais ricas do mundo, mas para mantê-las é necessária uma administração persistente. É por isso que a Cargill se uniu a uma parceria das principais empresas agrícolas e de alimentos, juntamente com organizações de conservação, para apoiar e acelerar os esforços de conservação do solo e da água.

 

Lançada formalmente em agosto de 2016, a Midwest Row Crop Collaborative visa:

 

  • Otimizar práticas e resultados de saúde do solo
  • Reduzir o escoamento de nutrientes nos rios e córregos da bacia do rio Mississippi
  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa
  • Maximize a conservação da água para reduzir a pressão no aqüífero Ogallala, que se estende pelo Texas, Novo México, Oklahoma, Kansas, Colorado e Nebraska.

 

Esses objetivos se encaixam em várias áreas abrangentes de sustentabilidade da Cargill, como água, redução de gases de efeito estufa e meios de subsistência dos agricultores.

 

“Muito já foi feito pelos agricultores, que são os administradores originais da terra”, disse Jill Kolling, Líder Global de Sustentabilidade da Cargill. “O Collaborative apóia, aprimora e acelera o uso de práticas agrícolas ambientalmente preferíveis já em andamento. Estamos trabalhando para garantir que nossos esforços complementem outros esforços de conservação em andamento. ”

 

4. Em nossas comunidades: Indonésia
A parceria global da Cargill com a CARE remonta a mais de 50 anos e concentrou-se em abordar abordagens de longo prazo para algumas das questões mais urgentes do mundo – baixa produtividade agrícola, baixo estado nutricional, falta de acesso a mercados formais e oportunidades econômicas limitadas.

 

Na Indonésia, o projeto CARE-Cargill Promovendo um Mundo Sustentável e Seguro de Alimentos (PROSPER) melhora o conhecimento de higiene, nutrição e prevenção de doenças entre crianças que não possuem latrinas adequadas e acesso à água potável na escola.

 

O projeto ajudou quase 13.000 pessoas diretamente e mais de 51.000 indiretamente em 20 escolas. O sucesso do programa levou o orçamento das autoridades locais a expandir os treinamentos em saúde e nutrição para 29 escolas fora do escopo do projeto.

 

Uma das razões pelas quais o PROSPER tem sido tão próspero é o programa de médicos pequenos, que utiliza uma abordagem de criança para criança para oferecer treinamento em saúde e nutrição.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais