Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Botany: Primeira visita na Australia

Fonte: CODESA (20 de agosto de 2019)

No primeiro dia de visita aos portos da Austrália pela comitiva brasileira, nesta segunda-feira (19), o grupo percorreu as instalações do Porto de Botany, na cidade de Sydney. Foram recebidos pelo diretor geral, Jason McGregor, na sede da Autoridade Portuária de New South Wales, quando foi apresentado o novo modelo de gestão após a privatização do porto. Algumas funções, sobretudo as ligadas ao acesso marítimo, como dragagem e manutenção, e a mediação de conflitos entre os terminais arrendados, ficaram a cargo da Autoridade Portuária.
 
A comitiva é liderada pelo secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e composta pelo presidente da CODESA, Julio Castiglioni, diretor Bruno Fardin, coordenadora de Marketing do Porto de Vitória, Raquel Guimarães e o conselheiro Daniel Rodrigues Audigueri, além do diretor do Porto de Santos, Danilo de Morais Veras e o gerente de Regulação Gabriel Rapoport Furtado.
 
O objetivo da visita aos portos australianos, que termina na sexta-feira (23), é buscar as melhores práticas para a gestão portuária. O grupo irá conhecer os modelos de gestão dos portos em Sidney, Newcastle e Melbourne.
 
Tecnologia
A visita ao Porto de Botany, em Sydney, incluiu a navegação pelas áreas abrigadas do porto e ao VTS, que controla os terminais de Botany, Sydney e Port Kembla. Com o uso da tecnologia under keel (calado dinâmico),  os terminais conseguem grande incremento de produtividade com precisão da ordem de 2 cm na medição de calado.
 
Em seguida, o grupo seguiu para o Patrick Terminal, quando a operação de contêineres pôde ser visualizada. Foram ainda apresentadas as instalações do terminal de cruzeiros e a operação de grane?is so?lidos – Sydney Harbour. Depois, a comitiva se reuniu com o CEO (Chief Executive Officer) da Ports Australia, Mike Gallacher, quando foram discutidos diversos aspectos do processo de privatização australiano.