SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Modelos de Governança de Portos Australianos

Modelos de Governança de Portos Australianos


Fonte: CODESA (20 de agosto de 2019 )

A busca das melhores práticas para a gestão portuária é o objetivo da visita de uma comitiva brasileira aos portos da Austrália. Com participação de dirigentes da CODESA e das docas de São Paulo, capitaneada pelo secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, a visita tem início nesta segunda-feira (19) e termina na sexta-feira (23). O grupo irá conhecer os modelos de gestão dos portos em Botany, Brisbane e Melbourne.

 

benchmarking de governança dos portos australianos visa identificar as peculiaridades dos modelos de gestão, cujos aspectos na Austrália resultam das recentes alterações dos normativos legais do setor portuário e pelos processos de privatização implantados. Além de reuniões sobre a gestão, também serão contempladas visitas aos terminais e conhecimentos dos programas de tecnologia aplicada às operações e dos projetos de formação de mão de obra.

 

Além do secretário Nacional de Portos, a comitiva é composta pelo presidente da CODESA, Julio Castiglioni, diretor Bruno Fardin, coordenadora de Marketing do Porto de Vitória, Raquel Guimarães e o conselheiro Daniel Rodrigues Audigueri. O diretor do Porto de Santos, Danilo de Morais Veras e o gerente de Regulação Gabriel Rapoport Furtado também integram o grupo.

 

Programação

A agenda, nesta segunda-feira (19), começa com visita à Autoridade Portuária de New South Waes, no Porto de Botany, em Sydney. Na programação, tour pela área marítima do porto e visita técnica à central do sistema de controle de segurança da navegação, terminais automatizados e de cruzeiros, acompanhados pelo General Manager, Commercial and Trade, Jason McGregor.

 

Na terça-feira (20), o grupo se desloca para Brisbane, onde também percorrerá a área marítima e o antigo terminal de cruzeiros. Em seguida, conhecerá a área operacional do Porto de Brisbane e o terminal privado, o PBPL, sendo recebido pelo CEO Roy Cummins.

 

Nos dias 22 e 23, a viagem será finalizada com passagem por Melbourne. No primeiro dia, as autoridades brasileiras farão um tour pelo centro educacional portuário do Porto de Melbourne, o PortEducation Centre (Port Ed). Na sequência, conhecerão o terminal privado PoM Group e farão uma visita marítima pela base portuária, seguida de reunião na área administrativa.

 

Na sexta-feira, 23, a comitiva participará de uma série de atividades, onde serão apresentados cases sobre os processos de gestão e exemplos de operações pós-privatização. Ainda está agendada uma visita ao centro de Controle de Operações, em Port Phillip Bay e visita ao Pier de Cruzeiros – Waterfront Place, Port Melbourne. No final de semana, o grupo retornará ao Brasil.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais