SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Estaleiros de Niterói beneficiados com dragagem de canal

Estaleiros de Niterói beneficiados com dragagem de canal


Fonte: Click Petróleo e Gás (20 de agosto de 2019 )

Depois da Prefeitura de Niterói anunciar que investirá R$ 200 milhões na dragagem do Canal de São Lourenço, agora foi a vez da obra vencer mais uma etapa e utilizando se de recursos oriundos dos royalties do petróleo referentes à exploração do Campo de Lula.

A prefeitura do município acaba de conseguir a licença do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), e as obras aumentarão o calado (profundidade) de sete para 12 metros e possibilitarão o acesso de grandes embarcações aos estaleiros às margens da Avenida do Contorno, no Barreto, próximos à subida da Ponte Rio-Niterói.

 

Com as obras no canal, que virou um antigo cemitério de navios em Niterói, os estaleiros serão beneficiados, pois navios maiores conseguirão acessar os estaleiros ali localizados.

 

As causas do assoreamento daquela área da Baía de Guanabara foi o aterramento feito por ocasião da construção da Ponte Rio-Niterói na década de 1970.

 

Depois da liberação do Inea, ainda será preciso a prefeitura de Niterói conseguir, a aprovação do INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias), que será o órgão responsável pelo projeto e que supervisionará a dragagem.

Pólo naval e terminal pesqueiro

O investimento da Prefeitura de Niterói visa a recuperação do polo naval da região, mas também será importante para colocar em funcionamento um terminal pesqueiro que custou R$ 10 milhões ao governo federal e que nunca funcionou.

 

O terminal foi inaugurado pelo então ministro da pesca Marcelo Crivella, em 2013 e ocupa um espaço de 7.200 metros quadrados, próximo à Ponte Rio-Niterói, que no momento se encontra abandonado, mas que a prefeitura espera recuperar através de uma parceria público-privada (PPP).


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais