SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Simulado de emergência da Braskem é realizado com sucesso no Porto de Aratu

Simulado de emergência da Braskem é realizado com sucesso no Porto de Aratu


Fonte: CODEBA (19 de agosto de 2019 )

Um simulado promovido pela Braskem testou com sucesso o sistema de combate a emergências no mar e no Terminal de Produtos Gasosos (TPG), no Porto de Aratu, em Candeias, na última quinta-feira (15). Durante a ação, as equipes especializadas atuaram com eficácia, no tempo de resposta adequado e empregando os recursos e equipamentos necessários, atendendo à resolução CONAMA 398.

 

A operação simulou uma falha no sistema de descarregamento do navio atracado, ocasionando vazamento de produto, seguido de vazamento de óleo hidráulico no mar.

 

O coordenador de operações logísticas da Braskem Nordeste, Pedro Herculano, destacou a necessidade de testar os recursos de emergência. “É importante para reciclar a equipe e garantir o aprendizado para aprimorar nossos procedimentos. Outro ponto positivo foi viabilizar a participação da comunidade, que pode perceber o quanto cuidamos da segurança”, avalia.

 

A ação, que durou cerca de 2h30, contou com cerca de 80 pessoas, entre brigadistas, técnicos, especialistas, além de embarcações de combate e todo um aparato de equipamentos e produtos específicos para o combate a emergências. O exercício foi monitorado pela CODEBA, IBAMA, Inema e Capitania dos Portos e teve a participação de 11 moradores das comunidades de Ilha de Maré, Caboto, Madeira, Passé e Vila Esperança, em Candeias.

 

Barreiras lançadas no mar bloquearam a aproximação de embarcações de todas categorias, que foram mantidas a uma distância de segurança mínima de 500 metros do local.

 

Os simulados são fundamentais para manter a qualidade na resposta a emergências dos prestadores de serviços especializados, adotando todas as normas legais e melhores práticas de saúde, segurança e meio ambiente.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais