Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Baixada Santista permanece sob atenção para inundações e ressaca

Fonte: G1 (16 de agosto de 2019)

Ressaca espalha água e pedras na avenida da Ponta da Praia em Santos, SP — Foto: Marcela Pierotti/G1


Municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, estão em estado de atenção nesta quinta-feira (15) após a ressaca do mar atingir a região e causar inundações, preocupando moradores. Em cidades como Santos, São Vicente e Mongaguá, a Defesa Civil registrou pontos de alagamento por conta do nível da maré, que chegou a quase dois metros.
 
Em Santos, a ressaca fez com que a água atingisse a altura da calçada na Ponta da Praia, deslocando pedras para a Avenida Bartolomeu de Gusmão. Na Zona Noroeste da cidade, a Rua Bóris Kauffmann registrou pontos de alagamento mas permanece transitável, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos).
 
A Defesa Civil do município informou, ainda, que a maré atingiu seu pico por volta das 15h, quando chegou a 1,89 metro na Ponta da Praia. Nenhuma ocorrência foi registrada em Santos durante o período, no entanto, os morros seguem sob estado de observação.
 

Maré alta causa alagamentos em ruas do Jóquei Clube em São Vicente, SP — Foto: Solange Freitas/G1


Em São Vicente, a maré alta, que chegou a 1,81 metro, também provocou alagamentos em trechos da Avenida Augusto Severo, no bairro do Jóquei Clube. A Defesa Civil do município não registrou ocorrências ou moradores desabrigados, no entanto, informa que a cidade também permanece sob estado de observação.
 
Já em Mongaguá e Praia Grande, a ressaca assustou os moradores, mas não chegou a prejudicar o tráfego na orla dos municípios. Em Mongaguá, a ressaca chegou a atingir a avenida da praia, que permaneceu trafegável. Também não houve dano estrutural às muretas da orla. Em Praia Grande, apesar da força da ressaca e do nível da maré, não foram registradas ocorrências.
 
Alerta
A Defesa Civil de Santos alertou para a possibilidade de ressaca na terça-feira (13), deixando a cidade em alerta pelo protocolo do Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações.
 
Um ‘aviso aos navegantes’ também foi emitido pela Marinha do Brasil, mantido em vigor pela previsão de ressaca entre o litoral de Santa Catarina e o Rio de Janeiro. O Porto de Santos chegou a ser interditado por conta do mau tempo.