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Possível recessão devido à Guerra Comercial teria um efeito catastrófico no setor de tanques


Fonte: Mundo Marítimo (14 de agosto de 2019 )

Desde a intensificação das tensões comerciais entre os EUA e China, após a administração dos EUA Anunciou-se uma nova rodada de tarifas sobre as importações do país asiático, temores sobre a saúde da economia mundial aumentaram, bem como preocupações sobre o ritmo de crescimento da demanda por petróleo.

 

Neste contexto, existe agora a preocupação sobre se o mercado de tanques irá ou não melhorar durante o resto do ano. Alphatanker examinou essa possibilidade em sua última newsletter, uma análise que a Mundo Marítimo acessa com exclusividade.

 

Efeito imediato

O anúncio de uma nova rodada de tarifas dos EUA sobre as importações chinesas teve um efeito imediato. Em particular, os preços do petróleo bruto caíram cerca de 7% e tiveram dificuldades em recuperar desde então. Esses eventos mostraram que o conflito entre as duas potências implica repercussões além de suas fronteiras, configurando o medo de uma possível recessão no crescimento das principais economias do mundo.

 

Dada a decisão de Pequim de desvalorizar o yuan abaixo de US $ 7,00 pela primeira vez em mais de uma década, o que levou os Estados Unidos a declararem o manipulador da moeda chinesa, o conflito parece se intensificar. Além disso, a desvalorização sugere que Pequim abandonou a idéia de chegar a um acordo com os Estados Unidos no curto prazo. A desvalorização, ao mesmo tempo, provavelmente também afetará o crescimento em muitos países industrializados, considerando que um iuan mais fraco tornará os produtos chineses mais competitivos.

 

Recessão possível?

Todos os itens acima poderiam levar a economia mundial à sua primeira recessão em mais de uma década, o que levaria a um menor comércio de commodities. Os dados das Nações Unidas sugerem que durante a grande recessão de 2008-09, o comércio mundial despencou 13%. Além disso, os dados da BRS sugerem que, no mesmo período, o comércio internacional (marítimo e por oleoduto) de petróleo bruto contraiu a 1,3 mb / d. (Dados semelhantes não estão disponíveis para produtos refinados).

 

No entanto , para a Alphatanker, não são apenas as commodities que seriam afetadas por uma recessão, pois considerando que qualquer redução percebida no comércio mundial afeta gravemente o comércio marítimo, os armadores de todos os tipos de tonelagem já começaram a ser comercializados. Veja severamente ferido. Até certo ponto, os proprietários de navios-tanque foram menos afetados do que os segmentos de contêineres ou graneleiros, já que a China já havia reduzido suas importações de petróleo dos Estados Unidos.

 

No entanto, as ações BRS de operadores de petróleo caíram 6% recentemente e o setor continua a ter um desempenho abaixo do S & P 500. Além disso, tendo em conta as perspectivas relativamente conservadoras para as taxas de frete para o resto do ano, A perspectiva sugere que os comerciantes de petróleo listados no mercado de ações podem demorar um pouco para recuperar o terreno perdido.

 

Otimismo inicial, pessimismo posterior

Para a Alphatanker, com o crescimento da demanda por petróleo que irá acelerar neste segundo semestre de 2019, ela impulsionará o mercado de tanques no curto prazo, devido à necessidade de transporte de petróleo em todo o mundo. Um impulso temporário adicional também será gerado à medida que a cadeia logística de combustíveis do navio se adaptar ao limite global de enxofre imposto pela IMO 2020, uma vez que será necessário transportar grandes quantidades de combustíveis que atendam aos padrões antecipadamente aos centros de abastecimento. de combustível dos navios.

 

A partir desse ponto, para Alphatanker, a imagem fica mais pessimista. Obviamente, qualquer nova escalada na guerra comercial e contágio associado poderia ser suficiente para mergulhar o mundo em uma recessão. Não importa quão superficial ou breve, tal evento seria catastrófico para a demanda de petroleiros.


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