SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Com grande sucesso, 1º Fórum Porto & Negócios debate ligação seca entre Santos e Guarujá

Com grande sucesso, 1º Fórum Porto & Negócios debate ligação seca entre Santos e Guarujá


Fonte: Porto e Notícias (14 de agosto de 2019 )

FORUM – Com grande sucesso e inscrições esgotadas, o Sistema Santa Cecília de Comunicação promoveu na noite de hoje o 1º Fórum de Debates Porto & Negócios – “O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá”.

 

O evento aconteceu no Teatro Coliseu, em Santos, reunindo autoridades das mais diferentes esferas no debate sobre as duas opções para unir os municípios (ponte ou túnel, como os prefeitos de Santos (Paulo Alexandre Barbosa) e de Guarujá (Valter Suman), deputados estaduais (Tenente Coimbra, Kenny Mendes e Paulo Correa) e federais (Rosana Valle e Júnior Bozella), além de Fábio Lavor Teixeira, secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários substituto, e Casemiro Tércio Carvalho, presidente da Codesp.

 

A abertura foi feita por Marcelo Teixeira, presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Na sequência, as considerações iniciais sobre o projeto do Governo do Estado que prevê a construção de uma ponte de 7,5 km de extensão, ligando a Via Anchieta à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Para isso, autoridades ligadas ao Porto falaram a respeito.

 

Vale recordar que existe uma outra alternativa para a ligação seca é a construção de um túnel, que já tem projeto executivo licenciado ambientalmente. A proposta de uma tecnologia inédita no país permitiria a ligação entre os municípios, inclusive com a remoção da barreira aérea representada pela linha de transmissão de energia da Usina de Itatinga com extensão do trajeto em 1,2 km, ainda contempla VLT, ciclovias e passagem para pedestres.

 

Depois, o mediador Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto & Negócios, da Santa Cecília TV, abriu espaço para os questionamentos do público. Primeiramente, as perguntas sobre o assunto aos integrantes da mesa vieram da plateia. Depois, as questões que foram feitas vieram nas últimas semanas enviadas pela internet, por intermédio do Santaportal.

 

Ao término, Silvia Teixeira, reitora da Unisanta, e Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta, teceram as considerações finais a respeito do evento.

 

A Santa Cecília TV vai apresentar um programa especial com o compacto de uma hora do 1º Fórum Porto & Negócios no dia 17 (sábado), às 15 horas, com reprise no dia 18 (domingo), às 17 horas.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais