SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CODESA entre as melhores estatais do país

CODESA entre as melhores estatais do país


Fonte: CODESA (12 de agosto de 2019 )

A CODESA sobe mais e conquista 91 pontos na certificação do Índice de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG Sest), do Ministério da Economia. A empresa se mantém no Nível 1, entre as estatais federais do país, graças à performance de desempenho. A nota do 4º Ciclo de certificação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (9), em Brasília. O diretor Bruno Fardin representou a CODESA e recebeu a certificação.

 

“O índice aponta o avanço da empresa na implementação de mecanismos efetivos de governança e transparência. Foi um salto significativo graças ao esforço dos colaboradores da empresa. A Diretoria da CODESA manifesta muita satisfação com o trabalho da equipe e parabeniza pelo comprometimento e dedicação”, destaca Fardin.

 

A coordenadora de Gestão Empresarial, Damiane Tavares Benevides enfatizou o avanço da Companhia nas quatro edições do IG Sest, que subiu a cada ciclo. “O resultado deste quarto ciclo, quando obtivemos a nota 9.1, numa escala de zero a 10, comprova a maturidade da equipe e o compromisso da empresa com governança e transparência”, disse.

 

Damiane acrescenta que a governança é parte das atribuições da Coordenação e a nota do IG Sest é fruto do trabalho de sua equipe, com apoio da Secretaria dos Conselhos e da Coordenação de Comunicação. As demais coordenações compreenderam a importância do IG Sest, tendo colaborado com o fornecimento e atualização das informações exigidas para a avaliação.

 

performance da CODESA neste quarto ciclo comprovou o envolvimento das equipes no atendimento ao IG Sest. No quesito Gestão, Controle e Auditoria a nota obtida foi 8.85; em Transparência das Informações, tirou 10; e, no item Conselhos, Comitês e Diretorias, a nota foi 8,57.

 

O índice

A partir deste 4º ciclo as avaliações serão anuais. A cada seis meses, a Sest vinha mensurando os avanços de melhores práticas de governança nas empresas estatais, utilizando como instrumento de controle contínuo o Indicador de Governança (IG-Sest).  A metodologia aplicada é composta pelas seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações; e, por fim, conselhos, comitês e diretoria. Com os resultados apresentados no período, são aferidas notas de classificação e o nível de certificação da empresa.

 

O Indicador de Governança da Sest é um instrumento inovador, que busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas estatais federais de controle direto da União.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais