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Presidente do Settaport valoriza debate do 1º Fórum Porto & Negócios


Fonte: Santa Portal (7 de agosto de 2019 )

FÓRUM – Chico Nogueira, presidente do Settaport, reconhece a importância do 1º Fórum de Debates Porto & Negócios – “O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá”, promovido pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação. O evento será realizado no dia 12 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Coliseu, em Santos. Os ingressos estão esgotados.

 

“É um evento super importante para que possamos ter um norte a respeito desse assunto, debatendo com a sociedade, com os usuários do Porto, com os trabalhadores e com o empresariado”, afirma o dirigente, que também é vereador pelo PT e comanda a Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos da Câmara Municipal de Santos.

 

Nogueira acredita que os dois projetos para ligar Santos e Guarujá – ponte e túnel – são possíveis de se tornar realidade, desde que não prejudiquem as pessoas e o crescimento econômico do Porto.

 

“Entendo que o túnel, do meu ponto de vista particular, seria menos oneroso no fato de não atrapalhar o crescimento econômico do Porto, por causa do tamanho dos navios que poderão vir no futuro. Desde que o traçado não venha a desapropriar casas e que venha de uma via pública. Já a ponte também é viável e é mais rápida para ser construída. Mas tem de ter o tamanho adequado, sem estar em um local que não haja mais possibilidade de expansão do Porto”, comparou.

 

O Fórum
O 1º Fórum de Debates Porto & Negócios – “O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá” vai contar com a mediação de Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto & Negócios, da Santa Cecília TV, e vai debater os projetos para a construção de uma ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, uma das maiores reivindicações do setor portuário e da população da Baixada Santista.

 

A proposta de acesso entre as margens direita e esquerda do Porto de Santos por meio de uma ponte é considerada, atualmente, a principal alternativa para permitir a expansão do cais santista. Caso aprovada, ela será construída pela Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, ao custo de R$ 2,9 bilhões, em troca de um maior prazo de concessão das estradas.

 

O estudo prevê 7,5 Km de extensão, ligando a Via Anchieta à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, para facilitar a integração entre Santos insular e continental, também favorecendo, Guarujá, e agilizar a movimentação logística do porto. Porém, há questionamentos sobre seu vão e altura, além de demandar processo de licenciamento ambiental.

 

Durante o fórum serão discutidas as vantagens e desvantagens logísticas, além do debate sobre qual é a melhor opção para uma ligação entre as cidades: a construção de uma ponte ou de um túnel.

 

A outra alternativa existente para a ligação seca entre as margens do Canal do Estuário, desta vez entre Santos e Guarujá, é a construção de um túnel, que já tem projeto executivo licenciado ambientalmente. A proposta de uma tecnologia inédita no país permitiria a ligação entre os municípios, inclusive com a remoção da barreira aérea representada pela linha de transmissão de energia da Usina de Itatinga com extensão do trajeto em 1,2 km, ainda contempla VLT, ciclovias e passagem para pedestres.

 

Além do mediador, representantes do governo federal, estadual, das prefeituras de Santos e Guarujá e do Porto vão participar do encontro. O debate também será aberto a perguntas do público presente ao fórum.

 

O Teatro Coliseu fica na Rua Amador Bueno, nº 237, no Centro de Santos.


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