SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Guarujá busca parcerias para revitalizar patrimônios

Guarujá busca parcerias para revitalizar patrimônios


Fonte: Diário do Litoral (7 de agosto de 2019 )
Guarujá quer ampliar movimento de turistas em pontos conhecidos da cidade
Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá participou de uma reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, com o objetivo de buscar parcerias técnicas que viabilizem projetos de revitalização dos patrimônios históricos da cidade. O encontro aconteceu na terça-feira (30).

 

Entre os projetos almejados pela administração municipal está a acessibilidade da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que é candidata a Patrimônio Mundial da Unesco. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, compareceu à reunião acompanhado pelo secretário de Cultura e interino do Turismo, Marcelo Nicolau.

 

Atualmente, o município possui nove bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo (Condephaat). Entre eles está a Fortaleza da Barra Grande, Ermida do Guaibê e Farol do Itapema.

Além dos cartões postais citados anteriormente, a lista também é composta por propostas do restauro e reforma do Forte Itapema, em Vicente de Carvalho, e o programa de demarcação do Sítio Arqueológico da Ermida do Guaibê, que fica localizado na Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) na Serra do Guararu.

 

De acordo com o prefeito, todas as intervenções planejadas pela administração municipal almejam tornar a cidade mais atraente para os cidadãos e para os turistas e com isso alcançar o objetivo de movimentar o comércio e outros serviços de Guarujá. O secretário também afirmou que quer criar uma rota turística pelos patrimônios tombados da ilha de Santo Amaro.

 

Após ter participado da reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a comitiva também marcou presença no Ministério do Turismo para tratar da infraestrutura turística de Guarujá e também do descontingenciamento de verbas.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais