Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Guarujá busca parcerias para revitalizar patrimônios

Fonte: Diário do Litoral (07 de agosto de 2019)

Guarujá quer ampliar movimento de turistas em pontos conhecidos da cidade
Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá


A Prefeitura de Guarujá participou de uma reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, com o objetivo de buscar parcerias técnicas que viabilizem projetos de revitalização dos patrimônios históricos da cidade. O encontro aconteceu na terça-feira (30).
 
Entre os projetos almejados pela administração municipal está a acessibilidade da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que é candidata a Patrimônio Mundial da Unesco. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, compareceu à reunião acompanhado pelo secretário de Cultura e interino do Turismo, Marcelo Nicolau.
 
Atualmente, o município possui nove bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo (Condephaat). Entre eles está a Fortaleza da Barra Grande, Ermida do Guaibê e Farol do Itapema.
Além dos cartões postais citados anteriormente, a lista também é composta por propostas do restauro e reforma do Forte Itapema, em Vicente de Carvalho, e o programa de demarcação do Sítio Arqueológico da Ermida do Guaibê, que fica localizado na Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) na Serra do Guararu.
 
De acordo com o prefeito, todas as intervenções planejadas pela administração municipal almejam tornar a cidade mais atraente para os cidadãos e para os turistas e com isso alcançar o objetivo de movimentar o comércio e outros serviços de Guarujá. O secretário também afirmou que quer criar uma rota turística pelos patrimônios tombados da ilha de Santo Amaro.
 
Após ter participado da reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a comitiva também marcou presença no Ministério do Turismo para tratar da infraestrutura turística de Guarujá e também do descontingenciamento de verbas.