SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Empresa Portuária Iquique aprova auditoria de verificação anual de seus planos de proteção e código ISPS

Empresa Portuária Iquique aprova auditoria de verificação anual de seus planos de proteção e código ISPS


Fonte: Mundo Marítimo (6 de agosto de 2019 )

O Terminal Molo da Empresa Portuária de Iquique (EPI) manteve a certificação do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (PBIP ou ISPS), que terá validade até maio de 2020, quando deverá certificar por mais cinco anos.

 

O gerente geral da EPI, Rubén Castro ressaltou a importância dessa certificação indicando que o Porto de Iquique mantém uma política de proteção visando a melhoria contínua de seus padrões e ressaltou que “esse processo nos permitiu garantir a aplicação das medidas de segurança necessárias para proteger dos riscos de um evento que afeta as instalações portuárias, navios, pessoas, cargas, unidades de transporte e as funções dos navios dentro das instalações portuárias ”.

 

O Código ISPS (Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias), originou-se como resultado dos ataques terroristas nos EUA em 11 de setembro de 2001, o que motivou o desenvolvimento de normas destinadas a todo o mundo, para evitar que esse tipo de evento acontecesse. nos diferentes pontos de entrada para os países, incluindo a rota marítima / portuária.

 

Da mesma forma, Castro explicou que, desde 2004, quando a EPI obteve essa certificação pela primeira vez, “direcionamos nossos esforços não somente para cumprir os protocolos, mas também geramos as ações necessárias para otimizar nossos mecanismos de proteção, promovendo a formação contínua de pessoal e ano vamos investir na melhoria do sistema de câmeras de segurança ”, disse ele.

 

A auditoria foi realizada por oficiais da Capitania de Porto de Iquique, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Direção de Segurança Marítima e Operações da Direção Geral do Território Marítimo e da Marinha Mercante. A certificação do EPI Terminal No. 1 Molo é válida até 31 de maio de 2020, quando deve ser re-certificada por mais cinco anos.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais