SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto de Santos movimenta 11,5 milhões de toneladas e bate novo recorde operacional

Porto de Santos movimenta 11,5 milhões de toneladas e bate novo recorde operacional


Fonte: A Tribuna (5 de agosto de 2019 )
Mesmo com boa performance, houve queda de movimentação entre as cargas que costumam ter destaque (Carlos Nogueira/AT)

O Porto de Santos movimentou 11,5 milhões de toneladas de mercadorias em junho, total recorde para o mês e 6,7% maior do que as 10,8 milhões de toneladas operadas em junho do ano passado. Já no acumulado do ano, as operações somaram 63,5 milhões de toneladas, 1,4% a menos do que no primeiro semestre de 2018, quando 65,4 milhões de toneladas de cargas entraram ou saíram do país pelo cais santista.

 

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária. O levantamento aponta ainda que, no semestre, as exportações caíram 2,1%, chegando a 45 milhões de toneladas, ante as 46 milhões de toneladas dos seis primeiros meses de 2018.

 

Já as importações permaneceram praticamente estáveis, com o crescimento de apenas 0,5%. Os desembarques somaram 18,5 milhões de toneladas, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 18,4 milhões de toneladas.

 

Por outro lado, em junho, os embarques somaram 8,2 milhões de toneladas, uma alta de 6,5% em relação ao sexto mês do ano passado. Os desembarques, por sua vez, cresceram 7%, atingindo 3,3 milhões de toneladas.

 

Mesmo com a boa performance, houve queda de movimentação entre as cargas que costumam ter destaque. É o caso dos embarques de açúcar, que caíram 15,8%, atingindo 1,3 milhão de toneladas em junho. Na contramão, as exportações de milho cresceram 1.665,1%, chegando a 1,2 milhão de toneladas.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais