SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Diretor-geral do DNIT visita as obras da dragagem do Porto de Rio Grande

Diretor-geral do DNIT visita as obras da dragagem do Porto de Rio Grande


Fonte: DNIT (5 de agosto de 2019 )

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, e a diretora de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), Karoline Lemos, juntamente com equipes da Autarquia acompanharam, in loco, nesta quinta-feira (1), as obras de dragagem do Porto de Rio Grande.

 

A dragagem permitirá a navegação de navios com calado maior, garantindo mais profundidade para atracação de navios de carga e segurança para as operações. Isso vai assegurar que os principais armadores internacionais optem pelo Porto, estratégico para o Brasil.

 

Cerca de 42 milhões de toneladas de carga passam pelo Porto de Rio Grande a cada ano, sendo um dos portos mais importantes do país. Com a obra, a profundidade do porto vai atingir 18 metros na parte externa do canal de acesso e 16 metros na parte interna.

 

Mais de 90% da dragagem já foi feita, em seis meses de obras, que entram agora em fase de acabamento, quando equipamentos menores fazem a dragagem da área de atracação. Ao final do serviço, mais de 16 milhões de metros cúbicos de material terão sido dragados.

 

Em reunião de alinhamento e coordenação, no convés do navio que faz a dragagem, foram estabelecidas diretrizes para garantir o cumprimento dos cronogramas da obra.

 

É possível acompanhar um resumo das obras de dragagem do porto através do aplicativo gratuito Marine Traffic, e localizar no mapa o Porto de Rio Grande, embarcação Kaishuu.

 

A draga utilizada tem uma cisterna de 16 mil metros cúbicos, 143 metros de comprimento e 27,5 metros de largura, sendo uma das maiores em operação em território brasileiro.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais