SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Concurso Marinha reúne mais de 7 mil candidatos para Efomm

Concurso Marinha reúne mais de 7 mil candidatos para Efomm


Fonte: Portos e Navios (1 de agosto de 2019 )

A Marinha divulgou, em julho, o número de inscritos do concurso Efomm, para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Ao todo, são 7.150 candidatos na disputa pelas 180 vagas de nível médio.

 

Para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, são 4.621 inscrições para 100 vagas disponíveis. Dessa forma, 46,21 pessoas disputam apenas uma oportunidade de ingresso.

 

Já para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará, são 2.529 pessoas inscritas para as 80 vagas abertas. O que representa a relação candidato/vaga de 31,61.

 

O concurso Efomm foi aberto em maio deste ano. Os pré-requisitos para o cadastro foram o ensino médio completo, idade entre 17 e 23 anos até o dia 1º de fevereiro de 2020. As inscrições puderam ser feitas de maio a junho, pelo site da Marinha. A taxa foi de R$68.

 

Quando matriculado no Centro, o aluno receberá remuneração mensal equivalente à prevista na Lei de Remuneração dos Militares para Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha, no valor de R$1.176.

 

Os concorrentes do concurso serão submetidos a quatro etapas. São elas:

  • Exame de conhecimentos (eliminatória e classificatória);
  • Seleção psicofísica (eliminatória);
  • Teste de suficiência física (eliminatória);
  • Período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória).

 

Provas do concurso Efomm serão em agosto

As provas objetivas (exames de conhecimentos) serão realizadas em duas datas: 17 e 18 de agosto. Em ambas as situações, os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, com a prova sendo realizada de 10h às 14h.

 

Os locais de aplicação serão divulgados na próxima segunda-feira, 5 de agosto, pelo site da Marinha. No primeiro dia de prova, o participante deverá responder a questões de Português, Inglês e uma redação.

 

Já na segunda data do concurso Efomm, o candidato será submetido a questões de Matemática e Física. Os gabaritos serão divulgados um dia após a aplicação da última prova, também no portal da Marinha.

 

Acesse curso de preparação para o concurso:

O professor de Matemática e Física na plataforma Fábrica D, Alexandre Azevedo, destacou que os concorrentes devem dar atenção a tópicos como cálculo. Segundo ele, esse item é cobrado em um nível mais fácil do que a Escola Naval, mas ainda considerável.

 

Além disso, deve-se tomar cuidado com eletromagnetismo, ondas, termodinâmica, lembrando também de não desprezar Língua Estrangeira.

 

“Tem muito aluno que deixa essa matéria de lado e acaba reprovando justamente por causa dela. Deve-se estudar muito nesta reta final, considerando que tivemos uma redução de vagas em relação ao ano anterior”, alertou Azevedo.

 

A matrícula e início do curso de formação estão previstos para 27 de janeiro de 2020. Os selecionados serão encaminhados para cumprir regime de internato nas respectivas organizações militares.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais