SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Samarco pode retomar a licença para produção em setembro

Samarco pode retomar a licença para produção em setembro


Fonte: Money Times (31 de julho de 2019 )
Samarco não opera desde o acidente de Mariana e poderá voltar em setembro com as produções (Imagem: Pixabay)

Samarco, que não opera desde o colapso da barragem em Mariana em 2015, está perto de chegar a um Estado de Minas Gerais.

 

“A avaliação é feita a partir do segundo semestre”, informou por e-mail o departamento de imprensa do órgão ambiental do estado. Um porta-voz da Samarco preferiu não comentar.

 

O empreendimento, de propriedade conjunta da Vale e da BHP, já chegou a um acordo com o órgão regulador e pode obter a permissão formal para operar em meados de setembro, disseram pessoas para a situação, que pediram por não serem mais consideradas porque conversas são Privadas. Isso poderia, por sua vez, permitir que uma mineradora se pagasse US $ 3,8 bilhões em dívidas inadimplentes.

 

“O acidente de Brumadinho está se tornando muito mais rígido para as taxas de mineração”, disse Roger Horn, estrategista sênior de Mercados Emergentes da SMBC Nikko Securities America, em Nova York, referindo-se ao desastre da barragem da Vale em janeiro. A chance de obter um aumento positivo pode ser melhor que o ano passado em 2020, o que não é mais provável que venha a ser superior a zero. O maior problema é com que a rapidez pode crescer. ”

 

A Samarco foi assessorada por Lina Pimentel, ex-advogada do Greenpeace e hoje é especialista no direito ambiental do escritório de advocacia Mattos Filho. Pimentel, que é líder da equipe ambiental no estado de São Paulo, começou seu trabalho com o logotipo da Samarco após o acidente de 2015 em Mariana, que matou 19 pessoas.

 

Ela foi crucial para ajudar a empresa a obter uma oferta inicial em dezembro. Mas, quando foram atacados em janeiro, quando a Vale teve um desastre ainda pior em uma de suas minas em Brumadinho. O colapso da mina 248 pessoas e outras 40, que são eliminadas, são exemplos mortais, tendo o estado e uma nova subsistência para futuros acidentes.

 

“Ian McCall, que supervisiona os US $ 190 milhões em mercados de capitais emergentes na First Geneva Capital Partners, referindo-se aos US $ 2,2 bilhões da Samarco em títulos vencidos entre 2022 e 2024. Foi uma surpresa muito antiga, tem feito seu trabalho e tem vindo a fazer anos. ”

 

Pimentel não quis comentar o caso da Samarco.

 

Como parte das buscas regulatórias, uma mineradora está revisitando seu plano de negócios para fazer 80% de sua produção para uma terra seca. O tutorial foi distribuído junto a todos os países, no mesmo sentido que a edição de 12 de setembro em Belo Horizonte, disse uma das pessoas.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais