SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Como as tecnologias/ferramentas do Google tem influenciado o futuro do trabalho

Como as tecnologias/ferramentas do Google tem influenciado o futuro do trabalho


Fonte: LAIOB (31 de julho de 2019 )

Um dos principais protagonistas no mercado de tecnologia é, sem dúvida alguma, o Google. Hoje estabelecida como uma gigante da web-indústria, é o nome mais conhecido quando o assunto é ferramentas de busca. Mas essa não é a única conquista dessa gigante. O potencial do Google é tanto, que ele passou investir em outras áreas, como marketing digital, propaganda e T.I.

 

É difícil encontrar uma organização que não utilize pelo menos um recurso da empresa. As ferramentas são, em sua maioria, de fácil acesso e uso. Geralmente, são aplicadas de forma estratégica, para trazer melhores resultados e destaque perante a concorrência. Além, é claro, de garantir reconhecimento do público. Recentemente, a companhia tem apostado também na inteligência artificial para desenvolver novos serviços e tem sido bem-sucedida.

 

Devido a tudo isso, as tecnologias e ferramentas do Google têm mudado e revolucionado a forma de trabalho das empresas. Quer saber como? Este artigo explica tudo em detalhes!

 

Ferramentas do Google são uma extensa fonte de informação
“Joga no Google”. Essa expressão é ouvida constantemente em todo lugar, inclusive no universo corporativo. Qualquer pesquisa pode ser iniciada no Google, assim como qualquer dúvida pode ser tirada. Fora do buscador, outras ferramentas também fornecem informação: relatórios, indicadores e comparativos são um bom exemplo disso.

 

O Google nunca decepciona seus usuários porque raramente acontece que ele não tenha as respostas para alguma questão. Se algo não existe no Google, não existe de todo. Esse é o poder do Google nas mentes dos bilhões de usuários, principalmente naqueles de veia empreendedora, que sabem que podem se inspirar e encontrar soluções para o que precisam por ali.

 

As informações são personalizadas
O Google se tornou uma espécie de fonte pessoal de informações. Esse mecanismo tornou-se nosso rádio, nossa TV, nossa biblioteca, nossa loja de música, nosso mapa, nosso telefone e todas as outras fontes de conteúdo de que precisamos para sobreviver. O Google nos dá tudo o que precisamos; seja imagens, páginas da web, blogs, vídeos ou qualquer outro meio de comunicação, o Google tem.

 

Mas como isso afeta a forma de trabalho das empresas? Simples. Assim como o Google tem a capacidade de reunir todas essas vertentes de entretenimento em um só lugar, também abrange inúmeras ferramentas de gestão para otimização de um negócio. Adwords, Analytics, Meu Negócio e Lens são apenas alguns dos serviços oferecidos pela empresa que podem ser aplicados de forma estratégica para o sucesso de uma organização. Sem contar as opções mais simples, como Gmail e Hangouts. Tudo de que uma empresa precisa para se organizar bem internamente e se sobressair no mercado o Google tem.

 

Eficiência é a característica mais marcante aqui
Todas as ferramentas do Google têm uma característica em comum: eficiência. Chamadas lá fora de “time-saving tools”, ou ferramentas que evitam a perda de tempo, em português, elas conseguem realizar vários processos de uma vez só, com total objetividade e sem exigir que o usuário demore mais que o necessário em uma só ação.

 

É como se fosse uma biblioteca, em que o usuário folheasse vários livros ao mesmo tempo. Mas com o Google, não são as páginas dos livros que são marcadas: são os hiperlinks úteis abertos em diferentes janelas. Este método de extrair informações nos permitiu organizar nossas vidas com mais habilidade, agilidade e conseguir resultados muito mais assertivos para cumprir qualquer deadline.

 

Forma de trabalho das empresas precisa se adaptar a atualidade
O Google está acostumado a acompanhar a mudança no estilo de vida das pessoas. Com tantas informações correndo atualmente, o modo de pensar, de agir e de sentir da sociedade se transforma em um piscar de olhos. Em vez de ter opiniões derivadas de observação ou admiração, as opiniões das pessoas são agora um reflexo dos muitos artigos que eles leram no Google ou em qualquer outra fonte baseada na web.

 

Ou seja, se alguém quer saber sobre seu negócio ou produto, basta entrar na internet e pesquisar por ali para descobrir tudo a respeito. A preocupação em ter uma boa imagem agora faz parte da forma de trabalho nas empresas, que precisam estar sempre de olho no consumidor. Com uma ajuda do Google, elas também ficam sabendo o que é falado sobre elas e têm a chance de reavaliar métodos e implementar estratégias que garantam lucro, sucesso e uma imagem revigorada.

 

Armazenamento de dados é essencial no universo corporativo
Troca de arquivos, armazenamento de dados, acesso rápido e fácil. As ferramentas do Google garantem que tudo isso aconteça e hoje são indispensáveis no universo corporativo. Hoje, pense em quantos empreendedores exercem suas funções de casa, viajam bastante a trabalho e ainda atuam internacionalmente. Essa é a realidade global do mercado e o Google atua justamente para contribuir para que tudo seja bem feito e acompanhado a longas distâncias também.

 

Reunir tudo em um só lugar é fundamental para, novamente, evitar perda de tempo. No sistema de armazenamento do Google, o Drive, também basta jogar o nome do arquivo necessário na busca e pronto. Ele aparece ali em segundos, pronto para ser acessado, editado ou compartilhado. Necessidades essas primordiais em qualquer área de atuação, uma vez que registros e documentos precisam ser desenvolvidos e guardados em segurança com frequência.

 

Versatilidade é ponto-chave nessa lista
A forma de trabalho das empresas precisa ser versátil. Ela precisa se adaptar ao mercado, ao consumidor, a evolução do mercado e a tantos outros fatores que mudam o tempo todo. E nada mais incômodo do que procurar ferramentas novas o tempo todo que se encaixem dentro dessas transformações. E pior: pagar caro por elas.

 

O Google, porém, acompanha todos esses detalhes muito de perto. Suas tecnologias acompanham as mudanças gerais na mesma velocidade em que elas acontecem e suas ferramentas não ficam obsoletas. Além disso, ele contém informações resumidas de milhares de fontes diferentes, todas oferecendo diferentes pontos de vista. O Google tem um tesouro de documentos, informações, artigos e blogs que aprimoram nosso poder de aprendizado e ajudam a moldar nossos pensamentos e ideias.

 

Enfim, seja na vida pessoal ou profissional, o Google está sempre presente. E hoje, suas tecnologias e ferramentas se mostram parte da forma de trabalho das empresas, em uma mudança em direção ao que é melhor.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais