Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ONE adere à plataforma blockchain TradeLens

Fonte: Porto e Notícias (30 de julho de 2019)

A Ocean Network Express (ONE), em conjunto com a Hapag-Lloyd, aderiu à TradeLens, uma plataforma de transporte digital de blockchain, desenvolvida em conjunto pela A.P. Moller – Maersk e pela IBM, para beneficiar os transportadores e impulsionar uma maior inovação. A CMA CGM e a MSC Mediterranean Shipping Company também anunciaram recentemente a adesão à TradeLens.
 
A ONE continua a “fortalecer e a expandir a sua cobertura para atender às exigências do mercado crucial da Ásia, e reconhece que a expansão da colaboração digital é fundamental para a evolução da indústria do transporte marítimo de contentores”. 
 
Com cinco das seis maiores operadoras do mundo a colaborar, o espectro da plataforma estende-se agora a mais de metade da carga mundial de contentores. Desta plataforma, “os transportadores podem esperar uma maior transparência, assim como uma eficiência acelerada nas cadeias de fornecimento, para acompanhar o comércio global”, detalha a ONE.
 
Face aos processos morosos e burocráticos que caracterizam o transporte e comércio de mercadorias, devido a sistemas manuais e baseados em papel, a plataforma TradeLens vai permitir à ONE ”conectar-se digitalmente, a compartilhar informações e a colaborar com todo o ecossistema da cadeia de fornecimento de envio”.
 
Noriaki Yamaga, diretor administrativo, corporativo e de inovação da ONE, afirma que “essa abordagem inovadora, baseada em padrões e governação abertos, pode beneficiar toda a indústria e, ao mesmo tempo, beneficiar os nossos clientes que dependem da indústria mundial de transporte marítimo para movimentar um volume de mais de 120 milhões de TEU’s por todo o mundo”. 
 
“As oportunidades para impulsionar uma maior inovação em toda a cadeia de fornecimento de transporte são enormes, e estamos entusiasmados com a oportunidade de fornecer a nossa liderança e conhecimento para ajudar a plataforma a evoluir”, remata o responsável.
 
A ONE e a Hapag-Lloyd irão operar em nó de blockchain, participar em consenso para validar transações, armazenar dados e assumir um papel crítico de agir como âncoras de confiança, ou validadores, para a rede. Ambas as empresas estarão representadas no Conselho Consultivo da TradeLens, que incluirá membros de toda a cadeia de fornecimento, para aconselhar sobre padrões de neutralidade e abertura, esclarece a ONE.