SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Sintrammar comemora seu centenário neste sábado (27)

Sintrammar comemora seu centenário neste sábado (27)


Fonte: Diário do Litoral (29 de julho de 2019 )

Uma das mais antigas entidades de trabalhadores do Brasil está em festa. Contando com aproximadamente 19.000 homens que atuam sob o regime de vínculo empregatício e outros 1.450 pelo método avulso, o Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias e Cargas em Geral de Santos e Região (Sintrammar) comemora seu centenário de fundação neste sábado (27).

Fundada em 27 de julho de 1919 como Sociedade dos Trabalhadores em Café, a entidade foi posteriormente denominada Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador, Carregadores e Ensacadores de Café de Santos, e assim ficou nacionalmente conhecida em razão da relevância do Porto de Santos na exportação do produto, considerado na época um dos mais importantes para a economia brasileira.

O presidente do sindicato, Francisco Erivan, diz que apesar da data significativa para toda categoria, não haverá festa, apenas algumas reuniões com antigos e novos associados para relembrar o histórico de luta da categoria que, a exemplo de muitas outras, passa por dificuldades diante do desemprego que assola o País. “Estamos perdendo postos de trabalho e só com o fechamento do terminal portuário da Libre, em Santos, perdemos 800 postos de trabalho que eram ocupados por nossos representados”, explica.

 

Cearense e oriundo do trabalho avulso como ensacador no porto de Santos, Erivan está na presidência desde o ano 2.000. “Apesar da retração do mercado de trabalho em geral, conseguimos nos últimos anos, bem antes da nova lei trabalhista, ampliar nossa representatividade para toda Baixada Santista, Litoral Norte e Sul com extensão até a divisa dos estados de São Paulo com o Paraná”, menciona o sindicalista, cujo atual  mandato vai até 2021.

 

Com cerca de 2 mil associados, Erivan cita que o pai do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Aristides Inácio da Silva (já falecido), é um dos sócios mais ilustres da entidade sindiocal.” À época morador da Rua Minas Gerais nº 275, em Vicente de Carvalho (Itapema), no Guarujá, Aristides carregou muitas sacas de café por mais de duas décadas para sustentar esposa e filhos, entre eles o ex-chefe da Nação”.

 

Conclui mencionando que foi o ex-presidente Lula quem, em 27 de agosto de 2009, sancionou a lei 12.023, regulamentando a atividade da antiga e agora centenária categoria.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais