SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   OMI: “Um transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável”, será o lema marítimo global para 2020.

OMI: “Um transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável”, será o lema marítimo global para 2020.


Fonte: Mundo Marítimo (26 de julho de 2019 )

O Conselho da Organização Marítima Internacional (OMI), durante a sua 122ª sessão na sede da OMI em Londres, endossou o tema proposto pelo Secretário-Geral da OMI, Kitack Lim.

 

“Acredito que este lema proporcionará flexibilidade à Secretaria e aos Estados Membros, destacando os inúmeros problemas e desafios que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável implica. Ao mesmo tempo, proporcionará excelentes oportunidades para destacar as contribuições já significativas do transporte marítimo global e da OMI para construir esse futuro sustentável ”, disse Kitack Lim.

 

“O ano de 2020 marcará o início de uma década de ação e entrega. Será uma década decisiva, não apenas para a indústria marítima, mas para a vida no planeta ”, disse Lim. Além disso, ele acrescentou que “em setembro de 2019, os Chefes de Estado se reunirão nas Nações Unidas em Nova York para avaliar em que medida o mundo alcançou o cumprimento dos compromissos com o desenvolvimento sustentável”.

 

A Cúpula de Objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Cúpula Mundial de Ação Climática e outras reuniões de alto nível em 2020, como a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e a Conferência “Nosso Oceano”, oferecerão oportunidades para os líderes de vários sectores, incluindo o transporte marítimo, tanto para refletir sobre o trabalho realizado como para definir as medidas urgentes que precisam de ser planeadas para alcançar um futuro sustentável.

 

O Secretário-Geral acrescentou que “o sector dos transportes marítimos, com o apoio do quadro regulamentar da OMI, já iniciou a transição para este futuro sustentável. Adotamos e continuamos a desenvolver medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzir o teor de enxofre do óleo combustível dos navios, implementar a Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro, proteger regiões polares, reduzir detritos marinhos, melhorar a eficácia do transporte marítimo através do intercâmbio eletrônico de informação, enfrentar os desafios da digitalização do transporte marítimo e melhorar a participação das mulheres na comunidade marítima ”.

 

“Estamos estrategicamente equipados de acordo com a abordagem estabelecida na estratégia de ODS da Secretaria da IMO, para mostrar nossa contribuição para os ODS e aproveitar as oportunidades inexploradas de tecnologias, finanças e novas parcerias para o benefício futuro da indústria. transportadora e humanidade ”, concluiu.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais