SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Vale reforça diferenciais de minério de ferro premium

Vale reforça diferenciais de minério de ferro premium


Fonte: Valor Investe (23 de julho de 2019 )

O desempenho operacional da Vale durante o segundo trimestre deste ano fortalece a leitura do nosso time de analistas da Eleven Financial de um equilíbrio entre oferta e demanda de minério de ferro no mundo. A companhia divulgou hoje dados operacionais de vendas e produção e, embora tenha registrado queda em relação ao mesmo período de 2018, destacou os diferenciais de produtos premium, como o minério de alta qualidade (o S11D, com 62% de teor ferroso) produzido em Carajas, na Região Norte do Brasil.

“As transformações recentes na característica da demanda internacional, prescrevem expectativa para uma demanda seletiva (com maior interesse pelo minério 65%), cuja eficiência no processo de beneficiamento será cada vez mais relevante, mantendo a Vale em posição competitiva privilegiada no mercado internacional”, comenta nosso estrategista-chefe Adeodato Netto.

Mais do que o número em si, ou o resultado da Vale no segundo trimestre, focamos na compreensão das perspectivas estruturais para os novos níveis de produção da mineradora e como o cenário futuro vai refletir no comportamento das ações ordinárias (VALE3) daqui para frente.

Como analisar a queda na produção da Vale?

A produção de minério de ferro totalizou 64,1 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2019, ficando 12,1% e 33,8% menor do que nos três primeiros meses do ano e sobre igual intervalo do 2018, respectivamente. Segundo a companhia, a queda foi motivada pelos impactos, principalmente decorrentes da ruptura da barragem de Brumadinho (MG), em janeiro, e de condições climáticas incomuns no Sistema Norte em abril e no início de maio.

Na nossa visão, porém, apesar da queda nos comparativos trimestral e anual, os dados apresentados foram consistentes com a relação entre oferta e demanda internacional de minério de ferro. “Além disso, a companhia demonstrou eficiência nos ajustes de sua operação em função dos impactos decorrentes do desastre em Brumadinho”, acrescenta Adeodato Netto.

Considerando a expectativa resultante entre novos níveis de produção e venda, com patamares atualizados e projetados do minério de ferro, reforçamos a recomendação de compra VALE3.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais