SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Governo ligará por ferrovia o Porto de Itaqui, no Maranhão ao Porto de Santos

Governo ligará por ferrovia o Porto de Itaqui, no Maranhão ao Porto de Santos


Fonte: Click Petróleo e Gás (22 de julho de 2019 )

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou neste domingo, 21 de julho, por meio das redes sociais para garantir que, num prazo de dois anos, irá ligar, através de ferrovia, o Porto do Itaqui no Maranhão até o Porto de Santos em São Paulo.

 

 Bolsonaro assegurou que irá trabalhar pelo Nordeste. “Em 4 anos faremos muito pelo Brasil e o até então esquecido Nordeste, apesar da mídia e alguns governadores”. Disse o presidente.

O presidente se refere a concessão de um trecho da ferrovia Norte-Sul, que liga Porto Nacional, em Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo.

 

O contrato está estimado no valor de R$ 2,8 bilhões e será assinado ainda este mês e o trecho no sentido  norte entrará em operação imediatamente.

 

A expectativa do governo é que até em 2021 o trecho da ferrovia que liga os dois portos, esteja operando plenamente nos dois sentidos.

 

Governo vai retomar concessões de ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, em 19 de janeiro, por meio de vídeo publicado em seu perfil no Twitter, que o governo licitará até o fim do ano que vem, três ferrovias.

 

O programa, afirmou Freitas, é “ambicioso, mas possível”. O primeiro trecho, deverá ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, fazendo uma conexão entre os portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP).

 

Segundo o ministro, o novo programa de concessões de ferrovias visam reduzir o custo do frete, retirar caminhões das rodovias, diminuir o Custo Brasil e dar mais eficiência ao transporte de carga. “Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025. Deve sair dos atuais 15% para 29% a 30% em oito anos”, disse Gomes de Freitas no vídeo, que foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil oficial no Twitter.

 

 


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais