SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Governo ligará por ferrovia o Porto de Itaqui, no Maranhão ao Porto de Santos

Governo ligará por ferrovia o Porto de Itaqui, no Maranhão ao Porto de Santos


Fonte: Click Petróleo e Gás (22 de julho de 2019 )

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou neste domingo, 21 de julho, por meio das redes sociais para garantir que, num prazo de dois anos, irá ligar, através de ferrovia, o Porto do Itaqui no Maranhão até o Porto de Santos em São Paulo.

 

 Bolsonaro assegurou que irá trabalhar pelo Nordeste. “Em 4 anos faremos muito pelo Brasil e o até então esquecido Nordeste, apesar da mídia e alguns governadores”. Disse o presidente.

O presidente se refere a concessão de um trecho da ferrovia Norte-Sul, que liga Porto Nacional, em Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo.

 

O contrato está estimado no valor de R$ 2,8 bilhões e será assinado ainda este mês e o trecho no sentido  norte entrará em operação imediatamente.

 

A expectativa do governo é que até em 2021 o trecho da ferrovia que liga os dois portos, esteja operando plenamente nos dois sentidos.

 

Governo vai retomar concessões de ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, em 19 de janeiro, por meio de vídeo publicado em seu perfil no Twitter, que o governo licitará até o fim do ano que vem, três ferrovias.

 

O programa, afirmou Freitas, é “ambicioso, mas possível”. O primeiro trecho, deverá ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, fazendo uma conexão entre os portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP).

 

Segundo o ministro, o novo programa de concessões de ferrovias visam reduzir o custo do frete, retirar caminhões das rodovias, diminuir o Custo Brasil e dar mais eficiência ao transporte de carga. “Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025. Deve sair dos atuais 15% para 29% a 30% em oito anos”, disse Gomes de Freitas no vídeo, que foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil oficial no Twitter.

 

 


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais