SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Presidente do Sindisan enaltece importância do 1º Fórum Porto & Negócios

Presidente do Sindisan enaltece importância do 1º Fórum Porto & Negócios


Fonte: Porto e Notícias (18 de julho de 2019 )

FORUM – O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), André Luís Neiva, será um dos que acompanhará de perto o 1º Fórum de Debates Porto & Negócios – “O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá”. O evento será realizado pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação, em 12 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Coliseu, em Santos. Interessados em participar podem fazer sua inscrição clicando aqui. 

Além de parabenizar a emissora pela iniciativa, Neiva reforça a importância da discussão por se tratar de um tema que suscita dúvidas. “Ainda não temos um posicionamento definido das empresas de transporte rodoviário de cargas acerca das opções apresentadas”, afirmou. “No momento, estamos realizando uma pesquisa entre os transportadores a fim de nos subsidiarem com informações pertinentes às opções”, emendou.

O presidente do Sindisan observou que existe uma preocupação com o traçado e a altura da ponte, que podem inviabilizar, em sua avaliação, a expansão do Porto de Santos, prejudicando algumas de suas atividades.

“A navegação vem se desenvolvendo num ritmo constante. Será que, daqui a alguns anos, a estrutura da ponte atenderá as demandas necessárias para acompanharmos esse desenvolvimento?”, questionou Neiva. “Não adianta querer corrigir um problema sem antes ouvir todos os setores envolvidos. Isso é extremamente necessário para que se consiga traçar a alternativa logística de menor impacto a longo prazo”, completou.

O Fórum 
O evento vai contar com a mediação de Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto & Negócios, da Santa Cecília TV, e vai debater os projetos para a construção de uma ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, uma das maiores reivindicações do setor portuário e da população da Baixada Santista.

A proposta de acesso entre as margens direita e esquerda do Porto de Santos por meio de uma ponte é considerada, atualmente, a principal alternativa para permitir a expansão do cais santista. Caso aprovada, ela será construída pela Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), ao custo de R$ 2,9 bilhões, em troca de um maior prazo de concessão das estradas.

Durante o fórum serão discutidas as vantagens e desvantagens logísticas, além do debate sobre qual é a melhor opção para uma ligação entre as cidades: a construção de uma ponte ou de um túnel.

O estudo prevê 7,5 km de extensão, ligando a Via Anchieta à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, para facilitar a integração entre Santos insular e continental, também favorecendo, Guarujá, e agilizar a movimentação logística do porto. Porém, há questionamentos sobre seu vão e altura, além de demandar processo de licenciamento ambiental.

A outra alternativa existente para a ligação seca entre as margens do Canal do Estuário, desta vez entre Santos e Guarujá, é a construção de um túnel, que já tem projeto executivo licenciado ambientalmente. A proposta de uma tecnologia inédita no país permitiria a ligação entre os municípios, inclusive com a remoção da barreira aérea representada pela linha de transmissão de energia da Usina de Itatinga com extensão do trajeto em 1,2 km, ainda contempla VLT, ciclovias e passagem para pedestres.

Além do mediador, representantes do governo federal, estadual, das prefeituras de Santos e Guarujá e do Porto vão participar do encontro. O debate também será aberto a perguntas do público presente ao fórum.

O Teatro Coliseu fica na Rua Amador Bueno, nº 237, no Centro de Santos.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais