SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Trabalhadores portuários de Santos soltam a voz no Coral da Alfândega

Trabalhadores portuários de Santos soltam a voz no Coral da Alfândega


Fonte: A Tribuna (17 de julho de 2019 )
Cerca de 50 integrantes compõem o grupo criado em março de 2001 (Claudio Roberto Kuczuk/ Coral da Alfândega)

As vozes de profissionais que atuam no setor portuário de Santos são unificadas toda segunda-feira no ensaio do Coral da Alfândega do Porto de Santos, realizado das 19 às 21h no prédio da Receita Federal, na Avenida Dr. Bernardino de Campos, 17, Vila Belmiro.  O grupo, criado em março de 2001, conta com 50 integrantes, que cantam de tudo, desde música popular brasileira até canções sacras, clássicos e sucessos internacionais.

 

“Somos um coro que teve êxito, com mais de 15 anos de trajetória. Nosso desenvolvimento é bem bacana. As pessoas chegam sem saber nada e começam a ser musicalizadas ali. É um trabalho articulado”, afirma a música e regente do coral Nailse Machado Cruz.

 

O corpo técnico é composto por uma regente, um flautista, uma pianista e os chefes de naipe (pessoas responsáveis por ensaiar as vozes). “Além dos instrumentos, são treinadas as vozes femininas agudas – as sopranos – e as graves, conhecidas como contralto. Já as masculinas agudas são chamadas de tenor e as graves de baixo”, explica.

A regente Nailse está no grupo desde a fundação e relata que o surgimento foi influenciado pelo já extinto Coral do Porto, uma iniciativa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), no intuito de aproximar o complexo da comunidade.

 

“Alguns integrantes da Alfândega gostavam de sair com os membros do Coral do Porto e, por isso, sentiam interesse em entender como funcionava o grupo. Até porque durante os happy hours, cantávamos em lugares que tinham videokê e todo mundo se divertia. Os membros do antigo coral incentivaram os alfandegários”, relembra a regente.

 

Nailse integrava o antigo coro e foi chamada para ajudar na fundação do Coral da Alfândega pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil de Santos (Unafisco Sindical de Santos), responsável pela administração do grupo.

Quem migrou do Coral do Porto para o da Alfândega foi o aposentado Francesco Politano, de 72 anos. Por cerca de 20 anos, ele atuou como analista de sistema na Codesp e se interessou pela iniciativa da empresa. “Sempre gostei de música mesmo não sabendo cantar. Quando soube do Coral do Porto, resolvi tentar. Com o fim do coral da Codesp, teve gente, assim como eu, que continuou no da Alfândega”, relata.

 

Até os dias de hoje, o aposentado é um dos integrantes do grupo. “A experiência é ótima! O conhecimento adquirido, o convívio que até se assemelha ao familiar. Tive a oportunidade de me apresentar, lidar com o público, perder a vergonha, aprender a não ter medo de errar. Muita gente tem que ter isso, acho importantíssimo”, estimula.

 

Nesses 18 anos de existência, o coral coleciona feitos como a gravação do CD Mosaico, lançado em 2006. Em 2011 e 2013 os integrantes foram para o festival de Cantapueblo, em Mendoza, na Argentina, maior evento internacional de Canto Coral das Américas.

 

Para Politano, essas ocasiões tornam o trabalho ainda mais especial. “Viajamos juntos, conhecemos pessoas novas, criamos um laço de amizade”, ressalta. A regente Nailse complementa sobre o prazer de fazer parte do coral. “Sempre que cantamos, as pessoas ficam felizes mesmo não sendo uma ocasião especial. Proporcionar esse tipo de prazer é incrível”, finaliza.

O grupo também é aberto à pessoas da comunidade e aceita inscrições durante o ano inteiro. Para participar, basta entrar em contato pela página do Facebook do coral.

 

Apresentação

O Coral da Alfândega do Porto de Santos se apresenta em comemorações sociais e cívicas, missas e em festivais dentro e fora do Município. A próxima apresentação será nesta terça-feira (16), às 18h, em comemoração ao dia da padroeira Nossa Senhora do Carmo, nome utilizado pela ordem religiosa dos carmelistas, que pertence ao catolicismo, para se referir à Maria, mãe de Jesus. O evento acontecerá dentro da igreja que leva o nome da padroeira, localizada na Praça Barão do Rio Branco, s/n°, Centro.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais