SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul faz balanço dos seis primeiros meses de gestão

Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul faz balanço dos seis primeiros meses de gestão


Fonte: Portos e Navios (16 de julho de 2019 )

A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul realizou na sexta-feira (12) coletiva de imprensa para realizar um balanço dos seis primeiros meses de gestão. Foram apontadas as diretrizes que aponta para o futuro da autarquia pública, a movimentação do primeiro semestre de 2019 e também o andamento da dragagem de manutenção do complexo portuário. Conversaram com a imprensa o superintendente dos Portos, Fernando Estima, o diretor de Gestão, Cristiano Klinger e o assessor jurídico Saulo Albernaz.

 

O diretor superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, abordou diversos assuntos, entre eles, a retomada da dragagem logo no início do ano, a nomeação de uma diretoria técnica e a criação de uma diretoria de Qualidade e Meio Ambiente. Estima ainda falou sobre os desafios enfrentados com o contrato do Cais Mauá, em Porto Alegre, e também com a travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte.

 

Sobre a travessia, Estima garantiu que deverão ocorrer na próxima semana simulações para o posterior efetivo início de operação da segunda empresa de transporte. “Além disso, estamos trabalhando no aplicativo para compra de passagens on-line. Acreditamos que isso dará um novo salto para o desenvolvimento do turismo de São José do Norte”, afirmou ele.

 

Movimentação

Nos seis primeiros meses, o Porto do Rio Grande registrou movimentação de 18.605.582 toneladas, uma diminuição de 5,13% com relação ao primeiro semestre de 2018. “Essa retração foi verificada por não termos em 2019 estoques de passagem da soja como no ano anterior e também reflexos da guerra comercial entre China e Estados Unidos, mas já estamos verificando um aumento da saída de soja”, avalia ele. Foram exportadas 11 milhões de toneladas, sendo a China o destino de 50,6% das exportações. Já as importações tiveram a Argélia como a principal origem. Em 2019, já foram 1463 viagens de embarcações pelo complexo portuário. O Porto de Porto Alegre registra até o final de junho 462.396 toneladas. Pelotas, até o momento, tem registrado 383.301 toneladas, com os dados consolidados até o mês de maio de 2019.

 

Dragagem

A dragagem de manutenção do complexo portuário de Rio Grande está em andamento e com 88% de conclusão. A dragagem deve ser encerrada no mês de agosto, dentro de seu cronograma. “A dragagem teve uma parada e por isso, deverá sofrer um aditivo ao contrato original. Isso é um contrato da União e nosso monitoramento é ambiental. Nesse quesito, com o suporte do SiMCosta tivemos um monitoramento exemplar que servirá aos órgãos federais como exemplo”, garantiu o superintendente.

 

Porto Indústria

Fernando Estima abordou ainda a necessidade de industrialização do Estado do Rio Grande do Sul como ferramenta de desenvolvimento. Ele destacou, o fato de o Porto do Rio Grande possuir 2,5 mil hectares disponíveis no Distrito Industrial e também com mais de 13 milhões de metros quadrados arrendáveis na orla de Rio Grande e São José do Norte. “Desde 1998 não é feita uma licitação pro Porto do Rio Grande”, concluiu ele. Por fim, ainda manifestou a necessidade de qualificar a apresentação comercial da estrutura portuária gaúcha com o mercado empresarial, principalmente da serra gaúcha.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais