SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Marinha do Brasil participa de lançamento de submarino nuclear francês

Marinha do Brasil participa de lançamento de submarino nuclear francês


Fonte: Marinha do Brasil (16 de julho de 2019 )
Presidente da França, Comandante da Marinha do Brasil e demais autoridades durante o lançamento

A cerimônia de lançamento do submarino nuclear de ataque “Suffren” aconteceu nesta sexta (12), em Cherbourg, na França, e contou com participação do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques.

 

“A presença de representantes da Marinha no lançamento do submarino ‘Suffren’ é uma forma de reafirmar a importante parceria estratégica entre Brasil e França, fundamental para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o Prosub, cujo objetivo final é a construção do primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro”, destacou o Almirante Ilques.

 

Estiveram presentes ao evento o Presidente da França, Emmanuel Macron; a Ministra da Defesa da França; a Ministra da Defesa da Austrália; o Comandante da Marinha Nacional da França, Almirante Prazuk, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; e demais autoridades.

Comandante da Marinha do Brasil com o Comandante da Marinha Nacional da França

 

Além da cerimônia de lançamento do submarino “Suffren”, o Almirante Ilques e o Almirante Olsen participaram de reuniões de trabalho com representantes da Austrália e da Polônia, além de membros da Marinha Nacional da França, da Naval Group e da Direção Geral de Armamento francesa (DGA).

 

Desde 2008, Brasil e França possuem um acordo de transferência de tecnologia para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota dos cinco já existentes, e culminará na fabricação do primeiro com propulsão nuclear.

 

O Prosub

Em dezembro do ano passado, foi lançado ao mar o submarino “Riachuelo”, o primeiro dos quatro convencionais que estão sendo construídos pelo Prosub. Em 19 de junho deste ano, foi realizada a transferência das últimas seções do “Humaitá”, o segundo dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos pelo Programa.

 

O “Suffren” é o primeiro submarino da Classe “Barracuda”

O Prosub tem fortalecido a Defesa Nacional do Brasil com tecnologia de ponta, seguindo o que está previsto na Estratégia Nacional de Defesa, bem como o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, priorizando e incentivando a produção e o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação Nacional com componentes e equipamentos fabricados para a construção dos submarinos.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais