SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Acordo para Terminal de Contentores de Alcântara assinado segunda-feira. Investimento é de €122 milhões

Acordo para Terminal de Contentores de Alcântara assinado segunda-feira. Investimento é de €122 milhões


Fonte: Portos de Portugal (11 de julho de 2019 )

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou no Parlamento que o acordo entre a Liscont, concessionária do terminal portuário de Alcântara e a Administração do Porto de Lisboa (APL) vai ser assinado segunda-feira, envolvendo um investimento de 122 milhões de euros “maioritariamente em equipamentos”.

 

A renegociação do contrato do terminal de contentores de Alcântara arrasta-se há vários anos. O concessionário já foi detido pela Mota-Engil, sendo agora dos turcos da Yilport.

 

Em causa tem estado um imbróglio provocado pelo facto de o Tribunal Constitucional ter mantido a validade do contrato através do qual o Estado prorrogou a concessão até 2042, apesar de ter em termos ambientais o projeto de ampliação do terminal ter sido chumbado.

 

Na comissão de Agricultura e Mar, Ana Paula Vitorino disse ainda que em Sines, no caso do terminal XXI, “já se chegou a um acordo”, estando neste momento a decorrer “toda a preparação processual para ser aprovado o aditamento ao contrato e alteração das bases da concessão”.

 

Já sobre o futuro terminal de Vasco da Gama, a ministra adiantou que “está feito o relatório que é necessário para este tipo de concessões”, assim como do regulamento do concurso e caderno de encargos.

 

“Aguardamos a aprovação final das Finanças para ser aprovado em Conselho de Ministros”, salientou.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais