Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Inteligência artificial é foco de debate na Escola de Guerra Naval

Fonte: Marinha do Brasil (10 de julho de 2019)

Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB, realizou a abertura do evento


No dia 27 de junho, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), em parceria com a Diretoria-Geral do Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, realizaram o colóquio “Inteligência Artificial: perspectivas e desafios na área de defesa”. A compreensão de como as tecnologias emergentes influenciarão as operações militares e navais integra o rol de temáticas estabelecido pelo Estado-Maior da Armada na Estratégia de Ciência e Tecnologia da Marinha.
 
O colóquio, realizado na EGN, contou com a palestra do Professor Doutor Alexandre Gonçalves Evsukoff, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que apresentou um panorama geral do desenvolvimento da inteligência artificial. Na sequência, o Tenente-Coronel, Engenheiro, Júlio Cesar Duarte, Professor Doutor do Instituto Militar de Engenharia, falou sobre o tema “Aplicações Militares de Tecnologias de Inteligência Artificial”, destacando os dilemas éticos que surgem ao se conferir às máquinas capacidades que envolvem um processo decisório.
As “Aplicações Navais de Tecnologias de Inteligência Artificial” foi o nome dado à exposição realizada pelo Capitão de Fragata Claudio Coreixas de Moraes, do Centro de Análises de Sistemas Navais, que discorreu, ainda, sobre as possibilidades do aprimoramento das atividades de ensino e qualificação de pessoal, logísticas, de segurança da navegação, entre outras, devido às novas tecnologias.
 
A abertura do colóquio foi realizada pelo Almirante de Esquadra Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB, e os debates foram moderados pelo Capitão de Mar e Guerra William de Sousa Moreira, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN. Estiveram presentes o ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; ex-Chefe do Estado-Maior da Armada e Conselheiro do CEPE-MB, Almirante de Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria; ex-Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão; o Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Alessandro Warley Candeas; entre outras autoridades.