SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   China planeja lançar futuros para combustível naval com baixo teor de enxofre em 2019

China planeja lançar futuros para combustível naval com baixo teor de enxofre em 2019


Fonte: Portos e Navios (5 de julho de 2019 )

A China espera lançar até o final de 2019 um contrato de óleo combustível marítimo de baixo teor de enxofre que permitirá que investidores estrangeiros participem das operações, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Futuros de Xangai (ShFE, na sigla em inglês).

 

Um limite de 0,5% no conteúdo de enxofre para o combustível naval, definido pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), entra em vigor em 2020.

 

“Este contrato ajudará a China a expandir sua influência de precificação no mercado de combustível de navios, além de auxiliar o país a desenvolver sua capacidade de transporte marítimo”, disse em comunicado o presidente do Conselho da ShFE, Jiang Yan.

 

“Os mercados de combustível marítimo irão notar maiores oportunidades e desafios em 2020. A China pode reverter a atual situação, de depender totalmente de importações de combustível de alto teor de enxofre, e se tornar um dos maiores centros mundiais de oferta de combustível com baixo teor de enxofre”, afirmou Jiang.

 

A Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) planeja uma oferta de óleo combustível com pouco enxofre de 4 milhões de toneladas por ano, disse um executivo da companhia. A primeira remessa do combustível foi despachada de sua unidade de Dalian no início de junho.

 

O Sinpec Group, outra gigante do petróleo na China, afirmou no ano passado que começaria a fornecer combustível marítimo do padrão IMO 2020 em 2019, e que até 1º de janeiro toda sua oferta atenderia ao padrão.

 

O contrato para o combustível naval com baixo teor de enxofre seria o segundo vencimento futuro de petróleo da China, seguindo os contratos de petróleo bruto O#ISC:> ofertados na Bolsa Internacional de Energia de Xangai, subsidiária da ShFE.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais