SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Autoridade Portuária promove aproximação com universidades de Santos

Autoridade Portuária promove aproximação com universidades de Santos


Fonte: Porto de Santos (3 de julho de 2019 )

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, recebeu nesta terça-feira (02.07), na sede da Companhia, representantes da Câmara Setorial das Instituições de Ensino, da Associação Comercial de Santos (ACS). O motivo do encontro foi a intenção de criar no Porto de Santos um complexo de desenvolvimento tecnológico de soluções portuárias: “Queremos tornar o Porto a ponta de lança acadêmica da Baixada Santista”, disse o presidente.

 

O grupo, formado por dez pessoas (oito representantes de instituições privadas, um de instituição pública e um da própria ACS), ouviu do presidente as propostas e visão da Autoridade Portuária com a finalidade de um termo de cooperação entre as entidades: planejar a formação de mão de obra com vistas ao porto do futuro; desenvolver negócios além da cadeia produtiva portuária; desenvolver soluções tecnológicas para questões de infraestrutura; criar intercâmbio entre a Docas e as universidades; e fomentar a criação de startups para desenvolver aplicações para o ramo, dentre outras iniciativas.

 

Para a coordenadora da Câmara Setorial, Sílvia Teixeira Penteado, o objetivo da Autoridade Portuária vai ao encontro das atribuições das universidades. “A criação desse parque tecnológico portuário é fundamental para as vocações da cidade”, opinou ela, afirmando ainda que todas as instituições têm clareza da riqueza patrimonial, histórica e ambiental que o Porto representa.

 

Sérgio Luiz Bruno, da Fundação Dom Cabral, disse estar satisfeito com o resultado da reunião. “É uma visão nova de gestão, e vamos poder colaborar, o que nos deixa muito contentes”, afirmou ele.

 

Participaram do encontro, além de Bruno e da coordenadora Sílvia Teixeira Penteado (que representou também a Universidade Santa Cecília): Márcio Calves, pela Associação Comercial de Santos; Danilo Nunes, da União Brasileira Educacional – UniBR; Edson da Silva Monteiro, da Universidade Paulista – Unip; Márcia Loretto, da Universidade Metropolitana de Santos – Unimes; Paula Orsati, do Centro Universitário São Judas Tadeu; Regina Spadari, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp; e Rogério Salles, da Escola Superior de Administração e Gestão Strong.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais