Sindaport debate crise do Portus nesta terça-feira

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport) realizará nesta terça-feira (2), às 19 horas, uma assembleia sobre o Instituto de Seguridade Social Portus. No último mês, a entidade enviou um projeto à Secretaria Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários para evitar a liquidação do fundo de pensão dos trabalhadores. A reunião é voltada ao pessoal da ativa.
Segundo o sindicato, o Portus tem recursos suficientes só para este mês. Um aporte emergencial é estudado pelo Ministério da Infraestrutura para evitar a liquidação do fundo.
O projeto do sindicato indica um aumento de até 90% na contribuição dos profissionais da ativa e a redução de 33% no recebimento dos aposentados e pensionistas. Em Santos, são 4 mil famílias beneficiárias e 385 aposentados na ativa.
A proposta apresentada pelo sindicato foi contratada por uma consultoria e aprovada em assembleia no dia 18 de junho. Na ocasião, o presidente da entidade, Everandy Cirino dos Santos, informou que a medida não é a ideal, mas foi encaminhada para cumprir o prazo estipulado pelo Governo.
Cirino pretende rediscutir e atualizar a proposta, que foi aprovada principalmente pelos aposentados. Segundo ele, o maior problema será o aumento de 90%, o que é visto como desproporcional.
Durante o balanço de 100 dias da nova diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o presidente, Casemiro Tércio Carvalho, disse que o rombo do Portus está em torno de R$ 3 bilhões, sendo 50% desse montante correspondem à dívidas da Docas.
Mais lidas
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
Há oportunidades para ensino médio, técnico, superior, estágios e exclusivas para PCD
O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]