SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Canal do Quiriri, pela primeira vez, é navegado por navio de grande calado

Canal do Quiriri, pela primeira vez, é navegado por navio de grande calado


Fonte: Agência Porto (2 de julho de 2019 )

O canal do Quiriri, principal meio de acesso ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), recebeu no dia 19 de junho o primeiro navio com 13,8 metros de calado. O graneleiro “M/V Leo Iris” trafegou pelo canal em ação conjunta da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) com a Marinha do Brasil e as praticagens.

 

Este acesso ao Porto de Vila do Conde é estratégico no corredor logístico do Arco Norte.

 

O navio, de 229 metros de comprimento e 32 metros de boca, foi carregado no terminal da empresa Unitapajós e seguiu para a China com cerca de 70 mil toneladas de grãos.

 

Desde 2016, a Amport coordena a Estação Meteoceanográfica no Canal do Quiriri, que visa o monitoramento meteorológico e oceanográfico das variações das marés, promovendo o aumento do calado nos trechos críticos à navegação no canal. A entidade já investiu cerca de R$ 4,4 milhões para viabilizar a navegação.

 

A iniciativa permitiu a elevação gradativa do calado no Canal do Quiriri até o patamar atual de 13,8 metrps, com apoio das empresas Hidrovias do Brasil, Unitapajós, Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM) e Hydro Alunorte.

 

Para Paul Steffen, presidente da Amport e diretor de operações da TGPM, “o investimento realizado pela entidade viabilizará a navegação segura no canal do Quiriri e o incremento da atividade econômica da região ao permitir o acesso de navios de maior calado e capacidade de carga aos terminais portuários de Vila do Conde, tornando o corredor logístico do Arco Norte ainda mais competitivo no mercado internacional”.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais