SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Balança comercial tem saldo 8,9% mais fraco no semestre

Balança comercial tem saldo 8,9% mais fraco no semestre


Fonte: Folha de S. Paulo (2 de julho de 2019 )
Seaport; freight traffic; the Container terminal

A balança comercial brasileira encerrou o primeiro semestre da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com um saldo positivo de US$ 27,1 bilhões. O resultado –o pior para o período desde 2016– ficou 8,9% abaixo do registrado no primeiro semestre do ano passado.

 

Enquanto a média diária das exportações brasileiras caiu 1,8% no semestre, a média das importações teve alta de 0,8%, o que explica o enfraquecimento do desempenho da balança comercial.

 

No período, a quantidade exportada pelo Brasil teve alta de 1,6%. Por outro lado, o preço dos produtos vendidos ao exterior caiu em média 3,3%. Isso significa que, embora tenha vendido mais, o país faturou menos com as exportações.

 

Do lado das importações, houve alta de 7,1% na quantidade importada pelo Brasil, enquanto o preço médio dos produtos apresentou queda de 5,9%.

 

O resultado do semestre consolida a percepção de que a qualidade do comércio do Brasil com o mundo está se deteriorando. O país está exportando mais produtos básicos (+10,7%) e uma quantidade menor de mercadorias manufaturadas, consideradas mais elaboradas (-7,2%)


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais