SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   USP dá curso de português para imigrantes e refugiados

USP dá curso de português para imigrantes e refugiados


Fonte: ANBA (1 de julho de 2019 )

São Paulo – O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) está promovendo um curso avançado de conversação e escrita em português para imigrantes e refugiados, de forma gratuita.

 

As inscrições devem ser feitas presencialmente no dia 07 de agosto, às 16 horas, na Casa de Cultura Japonesa, na Cidade Universitária. Há vinte vagas, que serão garantidas por ordem de chegada. As aulas serão ministradas pela professora Paola Mandalá no mesmo endereço, na sala de reunião do 1º andar, todas as quartas-feiras, das 16 às 18 horas. O curso tem início em 14 de agosto e termina em 02 de outubro.

 

O objetivo do curso é oferecer práticas e estudos preparatórios para o exame de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, que inclui compreensão das etapas oral e escrita da prova, estudo dos gêneros textuais recorrentes no exame, e a realização de um simulado utilizando provas dos anos anteriores, além da ampliação de vocabulário.

 

Nas edições anteriores do curso, os maiores grupos de refugiados e imigrantes foram de estudantes da Síria e das Filipinas, entre outros países da América do Sul, da Ásia e do Oriente Médio. Algumas mulheres muçulmanas que frequentaram o curso de 2018 levaram seus filhos, que foram acomodados em locais para desenhar e dormir, condição especial para acolher as mulheres que não podem deixar seus filhos em creches para estudar.

 

A iniciativa possibilita uma integração importante entre a universidade e a comunidade externa, compartilhando os conhecimentos produzidos na academia com os novos membros da sociedade brasileira.

 

Serviço

Curso avançado de conversação e escrita em Português para Imigrantes e Refugiados
Professora Paola Mandalá
Inscrição presencial no dia 07 de agosto, às 16h
De 14 de agosto a 02 de outubro
Às quartas-feiras, das 16h às 18h
Casa de Cultura Japonesa – Cidade Universitária
Sala de reunião, 1° andar
Av. Professor Lineu Prestes, 159, Butantã, São Paulo


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais