SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Baleias voltam a aparecer no Porto de Santos e atrasam a entrada de navios

Baleias voltam a aparecer no Porto de Santos e atrasam a entrada de navios


Fonte: G1 (26 de junho de 2019 )
Porto de Santos — Foto: Arquivo/Sérgio Coelho/Arquivo Pessoal

Um navio teve a entrada adiada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, por conta de duas baleias que estão no canal de navegação da cidade. A informação foi confirmada ao G1 pela Capitania dos Portos. De acordo com a Marinha, as operações foram paralisadas para que os animais possam ser removidos do local.

 

De acordo com a Marinha, equipes estão no local para tentar localizar os animais e, em seguida, os ajudarem a sair em segurança do local. Além disso, o Ibama foi acionado e, a partir disso, começará a operação para retirar a baleia e seu filhote do Canal do Porto de Santos.

 

De acordo com o Instituto Gremar, a aparição de baleias jubarte é normal nesta época do ano. Elas chegam para reprodução, de julho a novembro, principalmente no Banco dos Abrolhos, na Bahia e no Espírito Santo. Porém, elas podem percorrer diversas outras regiões no litoral brasileiro até chegarem ao seu destino.

 

Recentemente, um filhote de baleia jubarte foi flagrado por moradores na superfície do mar próximo à praia do Canal 4, em Santos. Na ocasião, foi montada uma mega operação para tentar salvá-lo. A ação foi bem-sucedida e, horas depois, ele foi levado para alto mar.

 

Aparição de baleias
Em entrevista ao G1, o biólogo marinho Eric Comin destacou que a aparição de baleias nesta época não surpreende. “Essa é a época que esses animais sobem para ter os filhotes. É o momento que as baleias procuram por uma água mais calma e mais quente para reprodução. E essa água mais quente também é importante na amamentação dos filhotes, porque com a água muito fria o leite coagula”, destaca.

 

Além disso, o biólogo afirma que é crime perseguir uma baleia com qualquer embarcação. “Temos uma lei que exige limitações dessas navegações diante da aparição de uma baleia. Não se pode entrar na rota desses animais ou se aproximar da espécie com motor engrenado a menos de 100 metros de distância e o motor sempre deve estar desligado em caso de proximidade”, diz.

 

De acordo com Comin, essas e outras regras são esclarecidas pelo ‘Projeto Baleia à Vista’, que destaca a importância dos cuidados para a preservação da espécie.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais